sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Sobre a "Sede" do Insetologia

Pessoal, o Jaraguá é a "sede" do Insetologia. Aí nesta mata eu fotografei grande parte dos meus registros próprios que aqui postei, outros tantos não são da própria mata mas são do entorno. As pessoas que aparecem nos vídeos eu conheço pessoalmente e tenho o prazer de chamá-los de meus amigos.
Eu cresci neste lugar, este é o cenário que eu chamo de lar. Por isso eu considerei apropriado trazer aqui o nosso caso. Ultimamente, pessoas que se manifestam em prol da causa ambiental têm sido ridicularizadas, o assunto tem sido ridicularizado e, para além de ridicularizado, combatido. Combatido por pessoas que insistem em acreditar, ou em tentar convencer, que o mesmo é de interesse exclusivo de determinado grupo eleito como inimigo.
É preciso dar um basta. É urgente que a população desperte da loucura em que estamos vivendo, parem de combater a lógica e a razão, a ganância do homem está destruindo tudo o que temos para que uns poucos tenham cada vez mais. Nem dá mais pra dizer "antes que seja tarde", pois tarde já é.

Esperança-Vespa Scaphura no Paraná

Encontrei esse grilo em meio urbano em Prudentópolis-PR. Bichinho nervoso, tentou me dar uma pregada no dedo hehe.
Murilo Viomar.
Esta é uma esperança Scaphura sp. (Tettigoniidae: Phaneropterinae), espécie que mimetiza vespas pompilídeas.

Baratinha D'água e Moluscos em São Paulo

Oi Cesar! Outro dia vi que as pedras na praia estavam cheias desse bichinho que me fez lembrar aqueles tatuzinhos de jardim... Não sei se podia publicar aqui no site, mas fiquei curiosa. Se puder ajudar... Foto em Bertioga -SP.
Márcia Braga.
Sim, são da ordem Isopoda (Crustacea: Malacostraca: Eumalacostraca: Peracarida) como eles, uma baratinha-da-praia da família Ligiidae (Diplocheta), sendo a espécie mais comum e provável, Ligia exotica. Os companheiros moluscos, tão pequeninoos, eu diria que são uma Patellogastropoda (Mollusca: Gastropoda) e diversas Mytilidae (Mollusca: Bivalvia: Pteriomorphia: Mytilida: Mytiloidea)

Formiga Camponotus em São Paulo

Cesar,
Esta formiga teria algum nome popular? A picada ou mordida dela seria muito dolorida. Ela foi fotografada em Campinas-SP
Ricardo Perez Pombal.
Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini) é um gênero muito diverso, tanto morfologicamente como em hábitos, de formigas que são muito difíceis de serem identificadas seguramente por fotos. Nomes comuns de alguns grupos são formiga-carpinteira e formiga-tecelã, nomes comuns para a maioria delas eu não costumo ver ou ouvir, há diversos citados em Wikipedia, que eu creio serem bem regionais.

Formigas da subfamília Fomicinae não são dotadas de ferrão funcional, mas é comum que as Camponotus possam picar com suas mandíbulas e em seguida espirrar ácido fórmico, o que deve incomodar mais no caso de uma operária maior, que geralmente são mais cabeçudas. Como os hábitos variam de espécie para espécie, algumas são muito agressivas, outras são muito dóceis, não tenho como dizer sobre esta sem saber qual é exatamente, mas a coloração pode indicar que é o modelo deste percevejo e, se ele se beneficia em mimetizá-la, pode também indicar que é um inseto temido.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Broca do Bambu Rhinastus em Minas Gerais

Olá, Cesar.
Isso seria um gorgulho, um bicudo ou broca do bambu? Ou poderia ser chamado pelos três nomes?
Aproveitando...
Qual a diferença entre gorgulhos e bicudos?
Abraços de sabiá,
Ricardo Perez Pombal de Campinas, São Paulo.
Este é um macho de Rhinastus sp. (Curculionidae: Molytinae: Cholini). Os três nomes são válidos, os dois primeiros são mais abrangentes. Na minha opinião, todos os curculionídeos e até outros curculionóideos podem ser chamados de gorgulho, porém o termo me parece ser mais usado para as espécies pequenas que infestam alimentos, às vezes ainda usado para coleópteros de outros grupos, mas de hábitos semelhantes e nem todos são bicudos o suficiente para serem chamados de bicudo.

Mariposa Hyperchiria em São Paulo

Olá, César!
Fotografei essa mariposa em Valinhos-SP.
A única foto que consegui das antenas não está com o foco muito bom.
Acha possível uma identificação?
Um abraço!
Gabriel Bergamaschi.
É uma Hyperchiria sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini), o ideal é ve os padrões escondidos no segundo par de asas pra saber a espécie.

Cigarrinha Acraephia em Goiás

Olá César, tudo bem? No dia 17 de janeiro de 2020 eu tirei muitos fotos deste inseto e gostaria de saber o nome científico. Sou de Luziânia/GO!
Fernando Walison.
Deve ser uma forma muito bonita de Acraephia perspicillata (Fulgoridae: Lystrinae: Paraystrini).

Plecóptero no Paraná

Oi Cesar. Esse foi meu primeiro registro de plecóptero na natureza. Ele foi encontrado próximo à Cachoeira da Fonte, em Faxinal-PR, no dia 19/01/2020. Por favor, é possível avançar na identificação? Obrigada.
Ísis Meri Medri.
Me parece que ele tem peças bucais desenvolvidas e funcionais, o que nos levaria a (Gripopterygidae: Gripopteryginae), embora esses me pareçam ser menos comuns. Porém disso, eu não consigo ter certeza e pelo habitus, não me parece haver muitas imagens de plecópteros brasileiros para comparação. Não vejo os cercos, o que deve ser significativo taxonomicamente, mas não consegui informação a respeito.

Vaga-Lume Larviforme em Goiás

Gostaria de saber que inseto é esse. Ele é interessante porque anda usando sua parte traseira como apoio também. Já vi deles outras vezes, costumam aparecer em épocas de chuva no quintal. Esse é relativamente pequeno, ma já vi bem maiores. Foto tirada no sul de Goiás.
Jonatha Leonel.
Jonatha, ele deve ser uma larva ou uma fêmea neotênica de vaga-lume da família Lampyridae. Não encontrando uma igual, eu preciso dizer também que algumas larvas de licídeos são também semelhantes.

Marimbondo Chapéu Apoica em Minas Gerais

Oi, César!
Esse marimbondo/vespa é bem comum aqui, moro em Itamonte MG(zona rural), mas não consegui identifica-lo, até pra saber se tem ferrão. Ele sempre aparece a noite atraído pela luz artificial e é bem manso.
Biry Sarkis.
Olá de novo, Biry. Este é um marimbondo-chapéu Apoica sp. (Vespidae: Polistinae: Epiponini). Elas na verdade são consideradas bem agressivas à noite, perto do seu ninho.

Aranha Anifenídea em São Paulo

Oi Cesar, não sei o q acontece mas todos os tipos
De aranhas estão aparecendo na minha casa.
Agora a noite achei essa. Olhando na busca me pareceu a marrom mas ela não era grande uns 5cm no máximo.
Poderia me esclarecer se é marrom ?
Algo q possa fazer para evitar ?
Obrigada
Susane (sussumaciel) de São Paulo, capital.
Não, Susane, ela é Anyphaenidae, temos uma semelhante identificada como Xiruana ou Jessica, estas aranhas não representam perigo algum. Existem receitas caseiras que podem ajudar a afastar aranhas de casa, mas quanto à aparente armadeira (não postada) é preciso evistar condições que possa permitir que elas se abriguem ao redor de casa e é bom fechar portas e janelas e tapar as brechas ao escurecer, que é quando começam a perambular.

Possível Larva Rabo de Rato em Minas Gerais

Boa noite, César. Encontrei esse casulo em Timóteo-MG, sabe me dizer de qual bicho é?
Marco Antônio Paiva.
Marco, em que tipo de ambiente isso foi encontrado? Qual o tamanho aproximado? Meu palpite é que seja uma larva-rabo-de-rato (Syrphidae: Eristalinae: Eristalini) em estado de decomposição. É difícil chgarmos uma certeza.

Acidente com maria-fedida Proxys no Rio de Janeiro

Olá! Encontrei este inseto dentro do meu apartamento, no 3° andar, em Itaipu, Niterói, RJ.
Já estava morto quando eu inadvertidamente pisei em cima e um dos chifres furou meu pé. Gostaria de saber de que inseto se trata e se oferece algum risco à saúde. Obrigada.
Paula Almeida.
Esta é uma maria-fedida Proxys albopunctulatus (Pentatomidae: Pentatominae: Carpocorini). Ele não oferece qualquer risco à saúde, só é preciso tratar para que a ferida não infeccione.

Ácaro Hematófago em São Paulo

Olá tudo bem, encontrei um pequeno grupo desses insetos andando em meu braço e na minha cama. Na mesma epoca surgiram algumas picadas pelo meu corpo e isso me preocupou bastante. A foto que enviei eu mesmo tirei com uma lupa de 80x. Poderia identificar de qual inseto se trata, por favor?
Letícia de Araújo.
Letícia, não se trata de um inseto, mas de um ácaro (Arachnida) hematófago, provavelmente Ornithonyssus sp. (Acari: Parasitiformes: Mesostigmata: Dermanyssina). Em casa, eles geralmente estão associados a ninhos abandonados de aves no telhado ou em caixas de ar-condicionado, às vezes são aves que a própria pessoa cria ou vizinhos. Esses bichos podem provar o sangue humano, mas não sobreviver dele. Roedores também são hospedeiros de ácaros do meso grupo.

Letícia: Obrigada! Muito esclarecedor!! Recentemente um ninho de pombas apareceu ao lado da janela do meu quarto (moro no 2 andar). Moro em São Paulo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Grilo-Aranha no Pará

alguém pode pode identificar esse grilo pra mim?
Bruna Mourão Batista do Pará.
Este é um casalzinho de grilo-aranha ou grilo-das-cavernas da família Phalangopsidae, fêmea acima, na qual se vê o ovipositor, macho embaixo, onde se vê asas. Sobre a ocorrência de Endecous spp. nas cavernas do Pará, você pode ler Cajaiba (2012).

Aranha Papa-Formigas em São Paulo

Oi Cesar! Quero ter certeza, essa aranha é do gênero Phiale? Registro em Mogi das Cruzes-SP.
Márcia Braga.
Na minha opinião, ela é Corythalia sp. (Salticidae: Salticinae: Euophryini); eu já falei sobre elas serem especialistas em formigas, agora você nos mostra a evidência disso. A formiga é pelo menos semelhante à carpinteira Camponotus rufipes (Formicidae: Formicinae: Camponotini).

Pupa de Mariposa em São Paulo

Olá César! Moro em São José dos Campos SP e, enquanto estava preparando um brocolis que eu comprei na feira, notei entre seus galhos uma película que se parecia com um tecido, estilo teia de aranha. No seu interior, vi algo parecido com uma pupa, de cerca de 2cm de comprimento. O que seria isso? Ela estava na geladeira, então imagino que já estivesse morta. Obrigado!
Leandro Simoes.
Olá mais uma vez, Leandro. Isso é a pupa de alguma pequena mariposa, mas não consegui descobrir de qual. Não me impressiona se a pupa tiver sobrevivido à geladeira.

Bicho do Coco Speciomerus no Rio de Janeiro

Olá César!
Encontrei esse inseto agarrado a minha cortina, achei que estivesse morto até, pq tirei ele a cortina para o parapeito da janela, estava meio paralisado, mas quando o virei, ele moveu as patas.

Sou do Rio de Janeiro/RJ.
Próximo a minha casa tem gramado e mato um pouco alto, próximo.

Há cerca de um mês encontrei um percevejo assassino de embuás, e do mais comum tb.
Thaís Christine.
Thaís, este é um caruncho da tribo Pachymerini (Chrysomelidae: Bruchinae), geralmente eles se desenvolvem em cocos e outros frutos de palmeiras. Dentro dos que encontrei imagens, o meu palpite é Speciomerus giganteus, mas não consegui encontrar a distribuição da espécie e as doze espécies divididas em três gêneros não variam muito morfologicamente.

Gorgulho Compsus em Minas Gerais

Oi, boa noite! Há duas semanas achei este inseto em um sítio em Minas Gerais perto de Contagem. Achei muito diferente por causa das cores e queria saber qual é
Isabella.
Eu não sei se temos uma espécie deste gênero que possa ser confundida, acredito que seja um gorgulho Compsus niveus (Curculionidae: Entiminae: Eustylini). Provavelmente, adultos se alimentam de folhas, enquanto as lavas das raízes das plantas.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Mariposa Cerodirphia em São Paulo

Olá, Cesar.
Fotografei esta mariposa em Socorro-SP.
Será que ela tem algum nome popular?
Abraços de sabiá,
Ricardo Perez Pombal.
Sempre que posto uma dessas eu digo, acredito que é Cerodirphia sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini), exemplar macho, mas com a observação que a Esalq tem uma bem semelhante identificada como Dirphia orasia. Não creio que tenhamos algum nome comum específico.

Abelha Coelioxoides e ácaros foréticos em São Paulo

Peço ajuda para identificar esta hymenoptera, e tambem se esses acaros nela são varroas. Na horta das corujas, em São Paulo. Obrigado!
Fabio Leoni.
Temos aqui um caso bem interessante. O himenóptero não é bem uma vespa, mas uma abelha Coelioxoides sp. (Apidae: Apinae: Tetrapediini), aparentemente C. waltheriae, os ácaros são deutoninfas foréticas de Roubikia sp. (Acari: Acariformes: Astigmata: Acaridia: Chaetodactylidae), sobre o Brasil, Connor & Klimov (2012) diz ocorrer R. panamensis e que este prossivelmente é um complexo de espécies crípticas.

O interessante é por que ambos dependem obrigatoriamente de abelhas Tetrapedia. A abelha é "cuco", cleptoparasita no ninho de suas parentes, fazendo com que elas criem suas larvas. Já os ácaros pegam carona nas Coelioxoides para os ninhos de Tetrapedia, o estudo e Cordeiro et al. (2011) mostrou que:
A taxa de mortalidade dos ninhos foi inversamente relacionada ao nível de infestação por ácaros, sugerindo uma interação mutualística na qual os ácaros podem remover fungos (nocivos) dos ninhos (...)
Embora a larva da abelha cuco se alimenta primeiro do ovo da outra abelha (Alves-dos-Santos, Melo & Rozen Jr, 2002) ela também leva consigo ácaros que ajudam a manter os ninhos saudáveis.

Borboleta Pierídea no Paraná

bom dia....fotografei esta borboleta na fzda em Santo Inácio_PR,teria como saber a ID!!!obrigada
Maria Fachini Agostinho.
Certeza, eu só tenho que é Pieridae. Se tiver que chutar, eu diria Eurema (Coliadinae), mas é inseguro.

Aranha Treme-Treme no Pará

encontrei essa aranha em uma caverna aqui no Pará
Bruna Mourão Batista.
Esta é uma aranha da família Pholcidae, fêmea, acho que Coryssocnemis ou Psilochorus.

Aranha Linifiídea no Distrito Federal

Olá Cesar,
Trago uma aranha vermelha muito bonita do entorno do DF. Essa era pequena.
Jhonnatha W. P.S.
Me parece ser alguma Linyphiidae, fêmea, difícil dizer mais que isso.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Cigarrinhas Celidiíneas em São Paulo

Oi Cesar! Pesquisei essas danadinhas em vários lugares e não consegui ID. Pode me auxilar por favor? Obrigada!
Merit-re Ou Cah de São Paulo.
Desta primeira, não encontrei qualquer imagem senão a que está postada em Biodiversidade Teresópolis e identificada como Jassolidia munda (Cicadellidae: Coelidiinae: Coelidiini). A segunda parece ser parente desta primeira, pode ser Crepluvia cf. pygmaea (Coelidiinae: Teruliini), pelo menos se assemelha bastante a este exemplar.

Percevejo Emesíneo em Teia de Aranha em Minas Gerais

Salve, xará.
Quase que por acaso vi algo se mexendo no emaranhado de teias de algumas Nephilas e dei com este que me parece ser um bicho-pau, mas que de tão magro quase se confunde com a própria teia.
Interessante que parecia bem à vontade enquanto caminhava e sem chamar atenção das aranhas. Deve saber onde e como pisar, imagino.
Saudações de Tiradentes.
Cesar Barreto.
Este é um percevejo-predador Reduviidae: Emesinae, é comum a associação destes percevejos com aranhas-tecedeiras, tanto como predadores ou como cleptoparasitas.

Casal de Besouros dos Fungos Aegithus no Pará

Oi Cesar! Peço ajuda com a ID... Elas são um pouco maiores do que aquelas joaninhas de bolinhas. Em Santarém-Pa.
Márcia Braga.
São um casalzinho de besouros-dos-fungos Aegithus sp. (Erotylidae: Erotylinae: Erotylini), com esta aparência o mais citado no Brasil é A. clavicornis.

Mosca Desconhecida em Minas Gerais

Oi Cesar,
E essa mosca bonitinha, da p id?
TaMi de Itaguara, Minas Gerais.
Era muito pequena, Tami? A imagem está pequena, não tenho muita ideia de que mosca pode ser esta.

Cortadeira no Rio Grande do Sul

Oi, César :)
Percebi há algum tempo que existem 3 tipos diferentes de abelhas pretas com listras brancas visitando flores aqui em casa. Acredito que sejam Megachilidae. Aqui vai a que mais me deixa encucada, se puderes ajudar. Grata!
Pelotas RS
Caroline Rolim.
Me parece certo, Carol, tem uma vista dorsal dela?

Caroline: A melhorzinha e mais detalhada que tenho é essa. Espero que ajude
Cesar: Faz toda a diferença. Não vejo o pterostigma dela, mas me parece ser Megachile sp. (Megachilinae: megachilini), no sentido tradicional é um gênero bem diverso, com muitos subgêneros no Brasil.

Aranhas Tecedeiras em Ninho de Vespa Sceliphron em São Paulo

Bom dia César, por favor qual a espécie dessa Aranha ? Encontrava-se em área rural de Brotas-sp uma curiosidade é q achei 47 delas , onde pareciam mortas dentro de uma colmeia de uma vespa amarela e preta junto tinham larvas vou mandar a foto tbm , obrigado
Maycon Colatto.
Olá de novo, Maycon. São aranhas tecedeiras da família Araneidae, mas eu estou realmente confuso quanto ao gênero, se é que temos um único; frente e verso são o mesmo indivíduo? Peço que aguarde uma atualização. Provavelmente, era ninho de Sceliphron fistularium (Sphecidae: Sceliphrinae), que alimenta suas larvas com aranhas. Como ele foi destruído?

Maycon: Mto obrigado novamente César , então esse ninho estava na janela quando eu a abri ele caiu e quebrou quando bateu no chão

Aranha Caranguejo no Rio de Janeiro

Opa meu querido! Irado esse site o serviço que você faz!
Achei um tempo atrás uma igual a essa na minha oficina e hoje achei essa já sem as patas aqui na minha cama, ela levanta as patas da frente, é bem pequena (creio que tenha 1cm) já vi algumas aranha lobo aqui pela região, mas creio que essa seja um filhote?
Sou do Rj, Jacareguapá
Lin Campbell.
Não, Lin, esta é uma aranha-caranguejo da família Thomisidae, provavelmente Misumenops sp., adulta. Estas aranhas caçam de emboscada, frequentemente próximo a flores.

Muito obrigado!

Agregação de Lagartas Halysidota no Paraná

Olá. Encontrei uma colônia de lagartas parecidas no jardim da minha mercearia em Curitiba. Estou com receio porque há uma grande movimentação de crianças durante o dia. Gostaria de saber se realmente não fazem mau ao ser humano no caso de algum contato acidental. Se alguém puder responder, agradeco.
Geraldo Vandre.
A planta hospedeira me parece Ficus benjamina. Eu encontrei imagem de uma agregação muito semelhante de lagartas nesta planta identificadas pelo dr. Olaf Mielke como Halysidota sp. (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Phaegopterina), a foto é em preto e branco e não se vê muitos detalhes, mas se a planta estiver correta, as lagartas devem estar. O que posso fazer é pegar informação de espécie do mesmo gênero, para termos uma ideia do que deve ser válido pra esta:
Embora não sejam relatadas "queimaduras", essa lagarta já causou irritação na pele humana, portanto, não é aconselhável manipulá-las.

Mariposa Melipotis em Brasília

Oi César! Encontrei essa Erebidae pousada na porta de um carro, sabe o que é?
Brasília-DF
Guilherme Fischer.
Trata-se de alguma Melipotis sp. (Erebidae: Erebinae: Melipotini), mais apagada, mas muito semelhante à do Oscar no Ceará.