quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Ácaros Hematófagos no Rio Grande do Norte

Boa tarde Cesar, moro em Natal/RN, no bairro de Neópolis, aqui próximo a meu apto existe uma Lagoa de Captação das águas da chuva, por isso temos muita muriçocas por aqui. Porém, nos últimos 2 dias tem surgido manchas de picadas diferentes em mim, pensei a princípio que eram das muriçocas que poderia ter aumentado a quantidade. Mas hoje pela manhã percebi que não, que são bichinhos minúsculos, parecido com esses da postagem acima, mas acho que ainda são menores q eles. Eles aparentemente não voam pq consigo pega-los, apesar de serem um pouco ligeiros. Tenho a sensação que estão em minhas roupas, porque sinto constantemente algum percorrendo em mim. Li que existe um bicho do mofo aqui no site, mas aqui não tenho nenhum foco de mofo, por isso estou descartando essa possibilidade. Envio a foto, mas também tenho video, como faço p enviá-lo caso precise? Muito obrigada!
Oi Cesar, conseguimos aqui uma foto melhor dele. Será que agora consegues verificar?
Lorraine Egito.
Lorraine, de fato são ácaros hematófagos, e está mais para Ornithonyssus sylviarum (Acari: Parasitiformes: Dermanyssoidea: Macronyssidae), que são associados a pássaros, em meio urbano, a maior suspeita é que venham de pombos, verifique a possibilidade de haver ninhos no telhado. Se criar aves, como galinhas, esta também pode ser a fonte. Não havendo aves, pode ser outra espécie associada a mamíferos.

Lorraine: Olá Cesar, muito obrigada pela explicação, de fato existem pombos voando sobre o telhado do apto q moro, vou buscar resolver isso o quanto antes. Olha, consegui imagens de microscópios dos bichinhos que andavam em mim. Envio como forma de contribuir com material mais preciso.
Parabéns pelo site e sua atenciosa ajuda.

Realmente aparenta ser Ornithonyssus sp. Pelo que estou lendo em PaDIL, talvez nem um especialista pode afirmar a espécie, nem por essas imagens em microscópio, mas talvez a espécie mais provável seja O. bursa. A fonte afirma ainda que é normal os ácaros invadirem a residência quando os pássaros já deixaram o ninho. Faltando sua fonte de alimento, eles podem vir picar seres humanos, mas não sobreviver assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário