segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como diferenciar uma aranha lobo de uma armadeira?

Olá! Gostaria de saber como fazer a diferenciação entre as aranhas: lobo e armadeira. Digo isso, pois onde morei tinha aranhas que se comportavam como armadeiras, cheguei a ficar "encurralada" por uma, mas o tamanho não parece compatível (talvez ainda jovens).Infelizmente não tenho imagens... mas o ataque foi como o da armadeira, com as patas erguidas, e o pulo foi enorme ( por sorte o meu também). Não saberia dizer a disposição dos olhos pois, mesmo quando eram mortas,eu não as manipulava. Desde já agradeço.
Solange  P. Eleuterio (Ago 2014)

Olá, estou com um duvida em relação ao ataque da aranha armadeira com a aranha-lobo. Fisicamente elas são bem parecidas, porém quando a armadeira se sente ameaçada ela se "arma" e levanta as duas pernas dianteiras de cada lado, e a aranha lobo? Vendo alguns vídeo vejo que algumas levantam as duas pernas e outras apenas uma, gostaria de saber se essa que levanta apenas uma perna é a aranha-lobo. Não achei nenhum material sobre isso e o que tem é um pouco confuso.
Obrigado.
Diego Corrêa (Jun 2014)

Olá Cesar, por vezes aparecem algumas aranhas em meu quintal, são extremamente ágeis, entao nunca consigo identifica-las, ou fotografá-las para postar aqui, fico na duvida se são Aranhas Armadeiras ou Aranhas Lobo. Há alguma maneira de diferenciá-las com facilidade? (Mai 2014)
Danilo

Olá, acho que a aranha que aparece aqui em casa é Armadeira. Gostaria que você me ajudasse na identificação.
Hugo (Abr 2014)

Prezado Cezar,
Sou vizinho da Reserva Darci Ribeiro em Niteroi, e tenho encontrado algumas aranhas que penso serem aranhas lobo e armadeira.Tenho duas filhas pequenas ( uma menor de 2 anos) e por isso peço gentilmente a sua ajuda para identificar as mesmas.Voce poderia me enviar um contato seu para que eu possa lhe enviar foto e video?
Desde ja lhe agradeço,
Nilson Almeida (Jan 2014)

Galera, esta é uma coletânea de emails que recebo, pode-se ver neles uma dúvida frequente: como saber se a aranha que aparece em casa é uma Armadeira (Phoneutria) ou uma aranha-de-grama (Lycosa) - SEM ENCARAR A ARANHA NOS OLHOS. Espero que esta postagem possa ser útil a outras pessoas no futuro.
Clique nas imagens para ampliá-las
Macho ao lado de macho, fêmea ao lado de fêmea. Que acham?

Creio que a melhor dica é esta: Lycosa erythrognatha tem manchas bem escuras tanto no cefalotórax como no abdome, sendo a do abdome bem distinta, em forma de seta.

Phoneutria spp. têm uma coloração geral mais uniforme, com alguns pontos mais escuros e/ou mais claros no abdome e, normalmente (não sempre), é visível uma linha preta no meio do tórax, mesmo em exemplares escuros. Há algumas com maior contraste do que as registradas aqui.
Lycosa                              Phoneutria
Ambas podem reagir levantando as pernas dianteiras, sendo mais comum nas armadeiras, de onde vem o nome comum. Este comportamento é também visto em caranguejeiras (que, porém, erguem apenas o primeiro par, mas pode parecer dois, por causa dos pedipalpos) e até nas pequenas aranhas-caranguejo.

Ambas têm veneno ativo em humanos, sendo o das Lycosa necrosante e fraco, o das armadeiras neurotóxico e potente.

Ambas são bichos benéficos, controlam a fauna de outros animais.

Outras diferenças: Armadeiras são maiores. Embora, claro, imaturos possam ter o mesmo tamanho das Lycosa. Armadeiras costumam (não sempre) repousar com as pernas do primeiro par juntas das do segundo (como na quarta imagem desta postagem), lembrando a posição "armada".

Existem ainda outras aranhas que podem ser confundidas, destaco entre elas Heteropoda venatoria (Sparasidae):
Macho                                            Fêmea

Nenhum comentário:

Postar um comentário