quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Besouro Minúsculo no Rio Grande do Sul

Olá sou do interior do RS, região sul do RS. Uns dois dias atrás percebi esses pequenos insetos no edredom. eles são menores que pulgas e não causam nenhuma reação alérgica na pele. não vi indícios deles nas bordas e costuras do colchão, mas vejo alguns transitando por cima do colchão (embora é mais comum na coberta). Meu quarto não pega sol e as coisas mofam com facilidade. Tenho cachorro, mas não entra dentro de casa. O que poderia ser. Pelo que pesquisei não parece se tratar de percevejo.
Hailey Leal.
Hailey, aparentemente é algum besouro, mas acho que vamos precisar de um microscópio, somente vendo pernas, antenas e outros detalhes pra ter certeza de qual. Se muito, este bicho tem um milímetro. Supondo que estão associados ao bolor, eu vou dar chutões:

Staphylynidae: Scaphidiinae produz espécies minúsculas que se alimentam de fungos, este guia de espécies canadenses cita uma espécie de Scaphisoma que pode ter 0,85 mm. A forma que se vê nas fotos parece condizente com este grupo e parece haver grande diversidade de fungos dos quais se alimentam

Phalacridae também são assim minúsculos e se alimentam de fungos, não sei se podem ocorrer em mofo, não encontrei nenhuma fonte sugerindo ser encontrados em residências, mas no livro The Coleoptera of the Seychelles Islands, eles são chamados de Shining Mold Beetles, o que me faz pensar que é possível.

Deve haver ainda outras possibilidades, e ainda nem temos certeza mesmo se é de fungos que eles gostam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário