sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prováveis Colêmbolos no Rio Grande do Sul

Olá! Estão ocorrendo infestações no meu pátio de um inseto minúsculo, preto, que pula mas é muito menor que uma pulga. É como se fosse uma poeira no chão. Não encontramos nas paredes, apenas no chão, ao redor e/ou embaixo de qualquer coisa, vasos de plantas, cadeiras, tapete, etc e se alojam em grande quantidade. Somente olhando bem de perto vemos que pulam. Não são arredondados como as pulgas, são uns risquinhos menores que 1mm. Então não consigo ter uma imagem realmente boa... Outra coisa, com o passar dos dias (se deixarmos eles se acumularem) sentimos um cheiro horrível, é como se fosse um cheiro de musgo mas muito ruim, fétido. 

Utilizei um pedaço de fita durex para pegá-los e conseguir fazer algumas imagens, mesmo assim é difícil reconhecer... 

Nosso pátio tem uma Figueira bem grande e um grande gramado também (não sei se é de algum deles). Esses bichinhos vem para a parte de piso não sei se estão fugindo da chuva. Pulverizamos Butox (um veneno que já iríamos passar para controlar pulgas - temos 3 gatos em casa). E matou facilmente esses bichinhos, mas 1 semana depois eles reapareceram. Agora preciso saber o que são para poder procurar uma solução. Será que podem me ajudar? Obrigada!
Calinca Boniatti de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Calinca, minha suposição é que estes bichinhos minúsculos sejam colêmbolos (classe Collembola). Eles podem viver em vários ambientes, entre folhas, árvores, no solo, alguns são até aquáticos. Mas todos precisam de umidade pra viver, se não houver umidade, a tendência é morrerem rápido.

Peço que verifique imagens na internet para comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário