domingo, 22 de junho de 2014

Colêmbolos no Mato Grosso do Sul

Esses micro bichinhos estão em vários cômodos da casa, nas paredes. Já passamos litros de veneno, detefon, k otrine, um veneno próprio para dedetizadoras e eles reaparecem. Os venenos matam as aranhas, as baratas que passam ali depois, mas eles passam no local e não morrem, tão ali passeando. Só morrem se o veneno cair em cima deles. Minhas paredes estão todas escorridas, manchadas pelos venenos e os bichinhos continuam ali. Diminuem, mas não desaparecem. Andam bem rápido. Aparentemente não picam nem pulam. Mando foto usando um palito de fósforo como referência, para que tenha ideia da miudeza do bicho. Desconfiamos de bicho do mofo ou corrodencio, mas na net não tem foto similar. As imagens estão com um super zoom.
Agradeço se puder nos ajudar. Tenho uma menina de 2 aninhos, tenho medo de algum dano a ela, por serem pequenos, entrar no ouvido, darem alergia, coisas assim.
Tatiane de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 
Tatiane, apesar do super zoom, que realmente é muito bom, os bichinhos são tão pequenos que ainda assim não se vê detalhes, peço que você compare as imagens que vir nos links com os bichinhos, sem necessidade de serem idênticos: 1, 2, 3 e 4.

Eu suspeito que desta vez nós realmente tenhamos colêmbolos (Collembola) da ordem Entomobryomorpha, seguindo esta classificação, colêmbolos não são insetos, mas uma classe à parte de hexápodes. Eu não sabia quais eram os bichos citados, pesquisando, vi que são os piolhos postados ontem. Colêmbolos precisam de ainda mais umidade que os corrodêncios, sem água eles desidratam, se seu ambiente se tornar seco, eles podem imediatamente procurar outro ambiente onde possam viver, creio que você deva procurar pela infestação em locais como vasos de planta ou embaixo de casinhas de cachorro.

O que fica estranho, neste caso, é que colêmbolos costumam pular bem.

Atualização 23/06/2.014 - Tatiane: Olá Cesar,
Olhei as imagens dos links que me mandou e tirei outras fotos com uma câmera com macro. Ainda assim é difícil identificar, mas eu cometi um engano. Ele pulam sim, e pulam muito alto. Mas só pulam quando sentem ameaça, tipo, quando empurro com o dedo, ele catapulta.
Pelas descrições dos springtails, parece ser ele mesmo. Andam muito rápido e pulam alto. Pensamos ser o bicho do mofo, pois temos encontrado várias psocoptera, os bichinhos de asa arredondada. Então, parece mesmo que estou sofrendo com muita umidade, a fauna aqui está diversificada.
Vou tratar de comprar os desumidificadores, pois essa época do ano, o sol pega pouco nas áreas, quarto e banheiro onde eles tem aparecido.
Estou mandando outras fotos aqui pelo formulário, pois mandei pela resposta no próprio tópico, mas elas não aparecem após a postagem. Caso queria retificar minhas infos de que eles pulam muito alto :D.
Agradeço sua atenção e rapidez em nos ajudar.
Um abraço!

Cesar: Tati, isto acontece com bastante frequência, por que normalmente, é preciso recarregar a página para que as imagens apareçam, então as pessoas ficam com a impressão de que as imagens não carregaram. Elas carregaram, devido ao tamanho do texto, só basta clicar em "mostrar mais".
     Vou adicionar uma das imagens novas à página "outros artrópodes" de identifique você mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário