sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Formiga Camponotus em São Paulo

Cesar,
Esta formiga teria algum nome popular? A picada ou mordida dela seria muito dolorida. Ela foi fotografada em Campinas-SP
Ricardo Perez Pombal.
Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini) é um gênero muito diverso, tanto morfologicamente como em hábitos, de formigas que são muito difíceis de serem identificadas seguramente por fotos. Nomes comuns de alguns grupos são formiga-carpinteira e formiga-tecelã, nomes comuns para a maioria delas eu não costumo ver ou ouvir, há diversos citados em Wikipedia, que eu creio serem bem regionais.

Formigas da subfamília Fomicinae não são dotadas de ferrão funcional, mas é comum que as Camponotus possam picar com suas mandíbulas e em seguida espirrar ácido fórmico, o que deve incomodar mais no caso de uma operária maior, que geralmente são mais cabeçudas. Como os hábitos variam de espécie para espécie, algumas são muito agressivas, outras são muito dóceis, não tenho como dizer sobre esta sem saber qual é exatamente, mas a coloração pode indicar que é o modelo deste percevejo e, se ele se beneficia em mimetizá-la, pode também indicar que é um inseto temido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário