quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Crisálida e Imago de Borboleta Pterourus em São Paulo

Olá! Em primeiro lugar, parabéns por esse website! Queria a ajuda de vocês para identificar isso que parece ser algum casulo. Eu encontrei esse casulo na garagem da minha casa, em São José dos campos SP. As fotos foram tiradas com dois dias de diferença, dando pra notar uma diferença entre elas. Eu já vi algo parecido com isso no ano passado, mas nunca vi qualquer inseto sair dele. Existe algo que eu possa fazer para ajudar que nasça algo desse casulo?
Obrigado!
Leandro Simoes.
Leandro, isto não é bem um casulo, pois a pupa é nua, não possui o revestimento, geralmente de seda; as pupas de lepidópteros nós chamamos de crisálida. Na primeira imagem, creio que ainda podemos chamar de pré-pupa, ela ainda apresenta os padrões e a morfologia da lagarta, que é uma Papilio (Pterourus) sp. (Papilionidae: Papilioninae: Papilionini), provavelmente P. scamander. Os adultos são borboletas grandes e bonitas.

Obrigado, Leandro.

Leandro: Obrigado pela resposta! Realmente deve ser, parece que elas gostam de abacateiro e tem muitos aqui por perto!

Atualização - Leandro: César, tudo bem? 24 dias depois da primeira foto que eu tirei, olha só o que saiu da crisálida! Dá para ver a crisálida na foto. A borboleta ficou pelo menos 4h parada nessa posição, mas infelizmente não consegui tirar uma foto dela com as asas abertas. Muito bonita mesmo, você acertou em cheio! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário