sexta-feira, 24 de julho de 2020

Psocópteros no Espírito Santo

Olá Cesar,
Td bem?
Sou de Vitória/ES, cidade bastante úmida.
Há alguns dias, arrastei o sofá e, no chão, tinha umas pequenas manchas concentradas, como uns respingos redondos, bem pequenos (menores que 1mm). Imaginei q algum bichinho tivesse transitado por ali, limpei e não me preocupei.
Ontem, após puxar novamente o sofá, observei vários pontos sujos no chão. Neles havia um amontoado de microinsetos mortos e, junto deles, novamente os respingos acastanhados/avermelhados (vide foto).
Com um olhar mais atento, vi que, no chão, estavam circulando alguns destes microinsetos bem pretinhos, de maneira muito ligeira e capazes de dar pequenos saltos. Levantei o sofá, e no seu forro também havia outros, além da presença de pequenas aranhas domésticas.
Consegui fotografar dois deles com zoom para visualização mais detalhada.
Eles são muito frágeis. Se passar o dedo, eles morrem e deixam uma marca igual ao piolho de livro.
Procurando em outros lugares da casa, percebi que no teto do banheiro, onde tem pontos de mofo (e a pintura foi adiada por conta da pandemia), tem outros insetos, porém mais claros. Sinceramente, não consigo identificar se são os mesmos encontrados embaixo do sofá e anexo uma foto destes também.
Após ler vários comentários por aqui, pensei em colêmbolos, corrodêncios, etc, mas me intrigam esses respingos no chão, juntamente aos bichinhos mortos, que parecem ser sangue...
Espero que com sua expertise você consiga identificar através das fotos e assim eu possa encontrar uma maneira de combatê-los.
Obrigada!!
Gisela.
Gisela, corrodêncio e piolho-de-livro são nomes usadas para os mesmos insetos. Aqui, eu creio que nós vemos duas espécies e as duas são aparentadas com os piolhos-de-livro na ordem Psocodea ou Psocoptera. Os dois escuros nas primeiras imagens me parecem um adulto e uma ninfa da mesma espécie registrada pela Suelene na Bahia  Quanto aos três na última imagem, pode até ser uma ninfa no meio, mas tenho dificuldade em reconhecer isso, pode ser uma terceira espécie e este precisaria ver com maior resolução de quê se trata. Os respingos vermelhos eu também não reconheço.

Eles estão de fato associados a bolor e umidade. Nos temos esta postagem com uma coletânea de links para outras postagens com comentários de leitores que conseguiram controlar o problema e esta mais recente onde o Dimitri considerou uma espécie deste grupo não um problema, mas uma solução para o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário