quinta-feira, 16 de julho de 2020

"Bichos Anti-Mofo" no Espírito Santo

Bom dia. Aqui em casa, no centro de Vitória-ES, estamos intrigados com a aparição de uma infinidade de bichinhos minúsculos no teto do banheiro no início de julho (2020). Estamos no sexto andar de um prédio antigo.
Vínhamos conversando sobre pintar o teto que estava tomado de manchas de mofo, quando uma noite apareceram os bichinhos no teto. Parecia algo corriqueiro, como se procurassem a lâmpada, nada demais. Mas passados alguns dias notamos que metade do teto estava com manchas de mofo e outra metade sem, e que os bichinhos estavam concentrados nos limites do mofo.
Aí passamos a observar melhor e vimos que alguns deles se aventuravam para dentro da área mofada deixando trilhas 'limpas'. Sim, eles estão limpando o teto pra nós. Restam apenas uns poucos pontos pretos depois que eles comem o mofo, que parecem ser detritos deles. Que bichinhos são esses?
Dá vontade de produzir pra vender como tira-mofo! Achamos muito interessante eles terem atendido o nosso chamado por um teto livre de mofo. Agora já estão acabando o serviço, que levou pouco menos de uma semana. Notamos que têm alguns tamanhos diferentes, não sei dizer se são uma única espécie ou se a empreitada conta com diferentes especialidades. Se souber nós dizer quem são os pequenos limpadores ficaremos (mais) gratos.
Na foto estão bem ampliados. Não chegam a medir metade de um grão de arroz. Coloquei a extremidade mais larga de uma lixa de unhas para referencia.
Um abraço!
Dimitri Santos.
Dimitri, seria muito bom se houvesse público para este seu empreendimento. Mas o que eu vejo quase todos os dias, de domingo a domingo, é as pessoas preferindo o mofo aos bichos, se decepcionando com a ideia de ter que controlar o mofo para se ver livre deles e querendo que eu indique algum veneno para exterminá-los. Se bem que, de fato, houve uma vez um e-mail me perguntando como se poderia conseguir exemplares destes insetos para este fim. Estes são insetos da ordem Psocodea ou Psocoptera, creio que uma única espécie, com adultos alados e ninfas ápteras e me parecem algo em torno de Valenzuela (Psocomorpha: Caeciliusidae: Caeciliusinae).

Frequentemente os chamamos de bicho-do-mofo, pelo seu relato eu estou batizando-os nesta postagem como bicho-anti-mofo.

Dimitri: Muito obrigado! O teto ficou limpo e os bichos "anti"-mofo estão dispersando gradualmente. Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário