terça-feira, 13 de novembro de 2018

Lagarta Megalopyge em Minas Gerais: M. lanata?

creio ser a mesma do vídeo. no entanto, ela tem esses pontinhos na ponta das cerdas. será a mesma m. lanata? estou Bichinho, distrito do município de Prados, Minas Gerais. obrigada.
Ma Tilda.
Ma Tilda, realmente, é um espécime bem interessante, parece ter corpo de Megalopyge lanata (Megalopygidae) e cerdas de M. urens, se fosse no Sul, eu sugeriria a possibilidade de estarmos diante de um híbrido, o que não é tão raro em Lepidoptera (1, 2, 3, 4), mas Minas Gerais parece ser um local bem improvável para este cruzamento ocorrer, já que todos os registros de M. urens que temos são da região Sul ao Uruguai.

Não sei qual a melhor explicação para o que vemos aqui. Não conheço a aparência de todos os estádios larvais de M. lanata, não descarto que seja um deles, mas seria estranho não ver outros registros deste instar. Pode ser também que M. urens seja uma espécie mais basal, com traços mais primitivos, e que este seja um caso de atavismo. Mas eu prefiro a explicação de que nós temos umas vinte espécies de Megalopyge no Brasil, temos imagens disponíveis para comparação, apenas as poucas mais comuns; os adultos de lanata e urens são quase idênticos, são espécies próximas, esta deve ser uma espécie situada de forma intermediária na árvore filogenética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário