quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Gorgulho Cossoníneo no Paraná

Olá! Moro em Curitiba-PR e fui viajar por 4 dias, quando voltei o meu quarto estava infestado desses bichos! (principalmente no chão e em algumas roupas minhas dentro do armário). (Essa semana foi uma das mais quentes em meses, o que deve ter influenciado).
Esse bicho é 100% preto, reflete na luz e anda devagar, tem um bico pequeno e uns 4mm de comprimento. Encontrei no meu quarto bastante madeira e pó de cupim, não sei como eles estão se alimentando por aqui, mas imagino que pode ter algo influenciando. 
Eu pesquisei pelos Gorgulhos (porém esses parecem andar mais rápido e terem uma coloração um pouco mais clara, além de um bico mais comprido) E o Caruncho parece mais diferente ainda (sendo mais amarronzado).
Qual seria o seu palpite?
Liliane Lass Erbe.
Lili, gorgulho e caruncho são nomes que designam uma variedade grande de besouros, dentro desta diversidade, eles variam muito em tamanho, coloração e morfologia. Este parece ser Curculionidae: Cossoninae, grupo do qual BugGuide diz "a maioria está associada a material vegetal morto (geralmente madeira, incl. driftwood)", ou de forma mais detalhada em Jordal (2014):
A alimentação e o desenvolvimento das larvas ocorre desde matéria viva até matéria morta, de ervas a plantas lenhosas, de madeira fresca a podre, de tecido extremamente seco a muito úmido, às vezes também usando folhas, sementes, frutos, folhas de palmeiras, ou folhas de samambaias como habitats de reprodução (Kuschel et al. 2000). As espécies podem ter preferências de planta hospedeira ou de tecido hospedeiro muito estreitas ou extremamente amplas.
Parece não haver cossoníneos de grande importância no Brasil, Costa Lima (1956) já afirmava isso. Não encontrei nenhum semelhante na fauna brasileira.

Liliane: Algumas observações que eu notei do bichinho: Não havia cupim no meu armário, todo o pó achado foi feito pela madeira que o Gorgulho comeu. Ele comeu apenas o miolo do compensado, o que é uma madeira de menor qualidade, madeiras mais maciças não foram afetadas. A parede ao fundo do armário fica anexa a parede do banheiro, assim havia umidade e mofo, o que deve ter ajudado na proliferação do gorgulho. Também notei que eles saíram em busca do sol, a noite havia menos movimento.Eles conseguem andar em todas as angulações, porém os que andavam no teto não conseguiam faze-lo por muito tempo e logo caíam no chão, nada mais do que 10 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário