domingo, 30 de abril de 2017

Borboletas Licenídeas do Sudeste

Olha que lindinha, César! Ela por cima é um chumbo fosco ou um azul marinho fechado. Ela voou rapidamente.
Damiria Machado de Rio de Janeiro, capital.
Ahhh que fofinha! Eu já vi delas por aqui, tenho essa foto de 2014

E além disso é engraçado que quando chegamos perto demais ela move essas "perninhas" que tem no final das asas

Tenho também esse vídeozinho que mostra isso (além da sujeirada da câmera, disfarça)
Jubs de Pirassununga, São Paulo.

Damiria, esta borboleta é mais uma (1, 2) Lycaenidae: Theclinae: Eumaeini. Neste grupo, muitas borboletas de gêneros diferentes podem se parecer com esta, como a da Jubs. Vou deixar um palpite bem inseguro de Rekoa marius, os exemplares de Butterflies Of America não se parecem muito, mas alguns da América do Sul sim (1, 2). A da Jubs, deve ser Calycopis caulonia.

Percevejo Predador de Embuás no Ceará

Olá, tudo bem?!
Eu encontrei, ou melhor, este inseto me encontrou e voou em minha direção no meu quarto enquanto eu estava deitado. Eu me assustei, pensando que era um barbeiro e bati nele com o celular sobre o colchão e acabei matando-o. Nunca vi igual. Até onde saiba, barbeiros não são comuns aqui. Moro em Fortaleza, Ceará. 
Obrigado.
Lincoln Souza.
Este é um percevejo predador Reduviidae: Ectrichodiinae que são, em geral, predadores de embuás. Este possui detalhes muito bonitos em amarelos e há um deste na galeria de Fauna Paraguay, infelizmente sem identificação de gênero e espécie (058).

Aranha-Lobo em São Paulo

Boa noite,Gostaria de ajuda para identificar essa aranha, enquanto eu capinava meu quintal ela saiu de uma pedra rapidamente e tirei esta foto,adoraria saber qual a espécie dela,Moro em Monte Alto-SP,Obrigado!
Luan Oliveira.
Luan, só consigo assegurar que esta é uma aranha-lobo da família Lycosidae, aparentemente fêmea. Pode até ser a espécie mais comum, mas não está me parecendo muito. Nesta família, muitas espécies só podem ser determinadas com o exemplar em mãos.

sábado, 29 de abril de 2017

Aranhas Tecedeiras Cyrtophora no Rio de Janeiro

Olá. Tem uns 3 meses q apareceu uma aranha do lado de fora da janela, ela fez sua teia entre a tela de mosquito e a tela de proteção. Sou do Rio de Janeiro, capital. Eu ando observando seus hábitos e hj vi q nasceram várias aranhas. E acho q estão pra nascer mais. Não estava me preocupando com ela, virou meu bichinho de estimação, rsrs. Mas essa quantidade toda de filhotes e o fato de serem bem pequenos e talvez podendo entrar na casa me assustam. Seria essa aranha inofensiva? Não tenho boas imagens dela, de dia ela fica bem encolhida e de noite q ela se abre e vai pro centro dá teia.
Cristina Chagas.
Esta é uma aranha da família Araneidae e deve ser Cyrtophora citricola. Inofensivas não posso dizer que são, elas são capazes de picar, vai ser semelhante a uma ferroada de abelha, sem preocupação. São aranhas tecedeiras, não conseguiriam se manter dentro de casa. Não é algo muito bom a reprodução desta aranha, pois se trata de uma espécie recentemente introduzida no Brasil.

Dr. Antonio D. Brescovit: para mim é Parawixia (Araneidae).

Percevejo Predador Notocyrtus no Rio de Janeiro

Cesar, quanto tempo! Eu vi esta postagem e lembrei de um percevejo da mesma espécie que fotografei em março/2016 no PARNA da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, RJ. Na ocasião eu pedi ajuda ao especialista Dr. Hélcio Gil Santana para identificar, e ele disse ser um Notocyrtus inflatus (Reduviidae: Harpactorinae). Dá pra comparar com uma imagem deste site Abraços!
André Alves.



Aparentemente, são mesmo a mesma espécie e, desta forma, parece que são os dois únicos registros desta espécie viva, com identificação na internet.

Mosca do Pombo em São Paulo

Oi, Cesar, vc poderia me ajudar? Esse animal apareceu no litoral de SP, vi pousado no meu braço, no fim da tarde, e depois de matá-lo vi que tinha sangue nele. Daria para identificar? Muito obrigada
Jacqueline W.
Jacque, esta é uma mosca da família Hippoboscidae. Pseudolynchia canariensis (Ornithomyinae) é associada a pássaros, são comuns em centros urbanos por causa dos pombos. Há outras espécies na família, a maioiria é também associada a pássaros, mas algumas são associadas a mamíferos. Elas podem transmitir doenças ao homem, leia este artigo. Se você não sentiu a picada, não coçou depois, acredito que o sangue não é seu.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Mariposa Ischnopteris em São Paulo

Ai ai Cesar, essa mariposa é um mistério. Não consegui achar nada sobre ela... você sabe a família? Obrigado!
Santiago Dos Santos de Bragança Paulista, São Paulo.
Santiago, eu não encontrei, e não lembro de já ter visto semelhante. Minha suspeita é que ela seja Erebidae, ou família aparentada em Noctuoidea.

Atualização Nov/2021 - Jefferson Coelho: Acho que o Marcelo tem razão. Deve ser um geometrídeo, provavelmente do gênero Ischnopteris (I. bifinita) (Ennominae: Nacophorini).

Percevejo Predador Harpactor no Paraná

Bom dia! Encontramos esse inseto aqui em São José dos Pinhais -PR em uma área com bastante vegetação próxima. Fiquei na dúvida se é um predador ou um barbeiro. Você poderia me ajudar?! Obrigada!
Mariana Ferraz DAgnoluzzo.
Este percevejo é predador, Harpactor cf. angulosus (Reduviidae: Harpactorinae: Harpactorini).

Mariposa Nepheloleuca em São Paulo

Saudações Cesar.
Fotografei esta mariposa em Morro Agudo/SP.
Acho que é da familia geometridae.
Seria possivel a ID???
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
A família está correta, esta é uma Nepheloleuca sp. (Ennominae: Ourapterygini). A espécie mais citada é N. politia, mas há muitas espécies semelhantes.

Lagarta Mimalonídea em Minas Gerais

Ave!
Aqui no sítio surgiram ao mesmo algumas lagartas puxando seu casulo de folha retorcida, mas apenas uma fixou "residência" em lugar visível. Depois de alguns dias encapsulada, aqui aparece fazendo um reparo ou reforço nos fios que a sustentam.
Será uma espécie semelhante?
Saudações de Tiradentes.
Cesar Barreto.
Sua identificação de Mimallonidae, está correta e, como viu, esta deu bastante trabalho.  Esta é, acredito eu, Menevia sp., baseado na aparência do casulo. Estas larvas vivem naturalmente dentro deste abrigo. Minah conjectura é de que, agora, ela está construindo o definitivo, onde empupará e se tornará adulta.

Lagartas de Rosa de Luto em Santa Catarina

Estas larvas, também gostaria de identificar. Guarda do Embaú SC
Schetter de Viamão, Rio Grande do Sul.
Não se vê com clareza muito mais que suas cabeças mas, na minha opinião, são larvas jovens de rosa-de-luta Papilio (Heraclides) anchisiades (Papilionidae: Papilioninae: Papilionini).

Percevejo Acanthocephala em Santa Catarina

Olá, Cesar! Como tens andado?
Encontrei esse hemíptero nas minhas fotos da Ilha do Campeche, Florianópolis, SC. Apareceu em fevereiro deste ano, após uma ventania que derrubou vários galhos de árvores altas na transição entre restinga e floresta ombrófila densa, ao lado de uma zona antropizada. 
Não consegui uma boa imagem de perfil do inseto, mas não era um barbeiro.
Abraço,
Fabiano Faga Pacheco.
Este é um percevejo do gênero Acanthocephala (Coreidae: Coreinae: Acanthocephalini), acredito que uma fêmea, pois machos costumam ter os fêmures traseiros bem mais robustos.

Besouro Elateróideo em São Paulo

Achei esse inseto no meu quarto. Não consegui identificar. O que seria?
Adriana Brondi de Jundiaí, São Paulo.
Olá mais uma vez, Adriana. Este é um besouro da superfamília Elateroidea. Dentro deste grupo ele pode ser uma larva de vaga-lume da família Lampyridae, que geralmente são predadoras de lesmas e caracóis, uma fêmea da mesma família, que conserva a aparência larval quando adulta ou uma larva da família Lycidae, estes três podem ser muito semelhantes e sua identificação gera muita discussão.

Besouro Tenebrionídeo no Rio de Janeiro

Boa noite, César!

 Hoje fui atacada por 3 criaturas. Um pulou no meu pescoço(o preto de pernas cor de vinho), outro quis se suicidar, e a aranha com uma abelha na 'boca" na minha mão.
Damiria Machado do Rio de Janeiro, capital.
As outras eram uma maria-fedida (mesma espécie anterior) e uma aranha-de-prata. Este é um besouro da família Tenebrionidae. Vejo que o mesmo, ou próximo, não está identificada na galeria de Fauna Paraguay (fig. 9) e nas duas de Pybio :(1 e 2, espécies. 019 e 02). Deve ser Lobopoda sp.

Bicho de Mofo em São Paulo

boa noite, moro num sobrado e no banheiro do segundo andar há vários mosquitos da imagem. Que inseto é este? O que provoca sua infestação e como eliminá-la?
Douglas Sato de São Paulo, capital.
É um psocódeo, vivem de fungos, mofo, bolor, provocado pela umidade. Difícil pensar em como controlar a umidade em um banheiro. Embora seja bem difícil falar em espécie neste grupo, deve ser a mesma fotografada pelo Nei em São Paulo, Bruna e Hallison em Santa Catarina, Stenocaecilius e Valenzuela (Psocomorpha: Caeciliusidae: Caeciliusinae) são semelhantes.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Formigas Solenopsis no Rio Grande do Sul

Qual especie de formiga seriam estas? Viamão RS
Schetter. 
Tudo indica que são formigas Solenopsis sp. (Formicidae: Myrmicinae: Solenopsidini). As espécies de tamanho maior (grupo geminata) produzem picada dolorosa são chamadas formigas lava-pés. Eu já tive o infortúnio de pisar em um ninho delas.

Esperança-Líquen Dysonia em Minas Gerais

Salve, César.
Continuo mais simpatizante das mariposas mineiras, mas não tive como resistir a este que suponho ser um gafanhoto, com menos um pouco de 10cm, e que fotografei dias atrás aqui em Tiradentes, à noite.
Saudações.
César Barreto de Tiradentes, Minas Gerais.
Gafanhotos têm, obrigatoriamente, as antenas menores que o corpo. Esta é uma esperança-líquen Dysonia sp. (Tettigoniidae: Phaneropterinae: Dysoniini). Voc~e provavelmente gostará desta espécie.

Provável Mosquitão Limoniídeo no Rio Grande do Sul

Este mosquitão encontrei na Guarda do Embaú em SC. 
Schetter de Viamão, Rio Grande do Sul.
Eu estou estranhando e muito as antenas deste bicho. Partindo do princípio de que elas são muito mais segmentadas do que me parecem ser, ele deve ser da família Limoniidae (Tipulomorpha), o aparelho bucal é diferente nos tipulídeos.

Atualização Jan/2023 - Walther Ishikawa - Planeta InvertebradosOi César! Postagem antiga, mas acho q vale a pena comentar. É Limoniidae mesmo, um Hexatoma. Este gênero é uma exceção, têm menos segmentos na antena 

Provável Lagarta Lasiocampídea em São Paulo

Boa noite Cesar. Encontrei essa pequena lagarta na parede da minha casa em São Paulo, peguei pra tirar umas fotos e coloquei nas plantas do quintal pra ver se encontro alguma pulpa em breve. Acredito que seja hepiriidae, mas fiquei muito na dúvida. Obrigada Cesar, sou fã do seu trabalho!! (Ela é tóxica?)
Fernanda Barros.
Fernanda, tenho dúvida quanto à família que você suspeita que ela seja, se se refere aos hesperiídeos, ela não é uma. Infelizmente, não consegui um bom palpite para ela, ms o tipo de cerdas é semelhante às de Lasiocampidae, família que produz larvas urticantes.

Obrigado, Fernanda.

Pequenos Gorgulhos em São Paulo

Olá Cezar tudo bem? 
Por favor eu moro em Piracicaba, São Paulo em uma casa nova faz 2 anos e só agora começou aparecer alguns insetos minúsculos de 2 a 3mm no máximo, eles estão por toda a parte no meu quintal e ontem encontrei vários na terra, eles adoram ficar nas paredes do quintal e batentes da porta, eles são difíceis de esmagar, tenho que fiscalizar a casa todos os dias pois se descuidar eles entram em casa pela janela e portas e já encontrei a debaixo da cama, eles estão me tirando a paz não sei mas o que fazer. Eu gostaria de saber que tipo inseto é, como faço para elimina-los e como eles se multiplicam tanto, e como eles surgem. Muito obrigado. Tenho várias fotos mas não consigo anexa-las.
Daiane Corrêa.
Daiane, certamente estes são gorgulhos da família Curculionidae (talvez você tenha suspeitado) e aparentemente são alguma Naupactini (Entiminae). Há espécies realmente pequenas, mas não consigo encontrar nenhuma tão pequena assim, este artigo fala em espécies de 5 mm.

Fora esta identificação, o máximo que consigo te ajudar é que eles certamente vêm de alguma planta, estes do artigo citado se desenvolvem em raízes de árvores, há outros que vêm de gramados, outros solanáceas como batata, tomate, fumo etc. É nestes ambientes que o problema deverá ser resolvido, mas é bom ver se outros moradores não estão tendo o mesmo problema, talvez isso seja um desequilíbrio maior em sua região, como temos registros com diversas outras espécies: 1, 2, 3, 4, 5.

Caruncho Ptnídeo em Portugal

Boa tarde, sou de Portugal, da cidade de Lisboa e têm me aparecido alguns bichos com esta aparência em casa. Geralmente aparecem junto das janelas e movem se de forma lenta. Devem ter cerca de 2 mm. São castanhos claro, após mortos tem uma espécie de asas, mas nunca os vi voar. Obrigado
Diogo Moreira.
Diogo, o caruncho-das-tulhas Lasioderma serricorne (Ptinidae: Xyletininae: Lasiodermini) é uma espécie que muito comumente infesta residências, para este eu peço que compare imagens e leia esta postagem para saber onde procurar, eles infestam muitos alimentos e também estofado de móveis.

Não estou porém convencido de que se trata desta espécie, ele parece muito longo pra mim. Se for espécies como Calymmaderus solidus (Ptinidae: Dorcatominae) ou Anobium punctatum (Ptinidae: Anobiinae:Anobiini), eles devem estar infestando móveis de madeira em sua casa, podem ter entrado através de algo de madeira introduzido em casa recentemente.

Percevejo Predador de Embuás no Rio de Janeiro

Olá, ontem a noite eu encontrei esse inseto no banheiro da minha casa. Desconheço tal inseto, nunca tinha visto nenhum dessa espécie na minha região. Sou de Volta Redonda, RJ(interior). 
Agradeço desde já.
Rafael Gregório.
Rafael, este é um percevejo do gênero Brontostoma (Reduviidae: Ectrichodiinae). Normalmente, percevejos deste grupo são especializados em comer piolhos-de-cobra. Na Esalq, há dois, aparentemente idênticos, um identificado como Brontostoma bahiensis, outro apenas como Brontostoma sp.

Percevejo Predador Apiomerus na Bahia

Olá, encontrei este inseto no meu quarto pela manhã.
perguntei a alguns vizinhos que informaram que não era barbeiro!
Achei bem parecido com o Apiomerus Lanipes
O centro de Zoonoses aqui da cidade (Camaçari-BA) não funciona mais e tenho duas crianças em casa, então todo cuidado é pouco!
Junior Maltez.
Junior, não tenho o que acrescentar, é bem raro o que aconteceu, os vizinhos dizerem que não se trata de um barbeiro, mas este é mesmo uma Apiomerus sp. (Reduviidae: Harpactorinae/Apiomerinae: Apiomerini), A. lanipes deve ocorrer na Bahia, portanto é um bom palpite.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Psocópteros em São Paulo

Cesar, eu acho que são psilídeos. Eles produzem uma teia de seda e se escondem embaixo dela. Nas imagem tem ninfas e adultos. Tenho fotos de uns ovos que suspeito serem deles também, mas não enviei. Adivinha qual é a planta hospedeira?hahah! Também em Rio Claro-SP
Tami Miranda.
Hmmm, difícil dizer mas, pela venação, coloração, margens ligeiramente serrilhadas e poros estomáticos, me parecem folha de limoeiro.

Os bichinhos são certamente Psocodea (=Psocoptera). Algumas espécies produzem seda pela boca, algumas produzem teia em abundância, sendo chamados bicho-da-teia.

Mariposa Isia no Distrito Federal

Olá Cesar tempos atrás fotografei essa linda Lepidoptera. Será uma mariposa? Poderia identificá-la se possível? Grata. Sobradinho DF - cerrado.
Rosemarie Schossig Torres.
Rose, esta mariposa está identificada na Esalq como Isia cornuta (Erebidae: Arctiinae). Parece não haver qualquer outra imagem desta mariposa na internet, nem de museu, muito menos viva.

Borboleta Zebra no Rio de Janeiro

Identifica essa?
Rio de janeiro, bairro da Lapa
Lívia Mello.
Esta é uma borboleta-zebra Colobura dirce (Nymphalidae: Nymphalinae: Coeini). Elas parecem ter preferência por pousar com a cabeça para baixo.

Lagarta Hemileucínea em São Paulo

Olá, Cesar, encontrei algumas taturanas dessas comendo folhas de uma palmeira de vaso, é possível identificar a espécie de mariposa na qual elas se tornarão?

E algo que eu já tenho quase certeza, porém não quero testar na prática é o fato de suas cerdas serem urticantes (ou o quanto perigosas são), certo?
Wendel de Guarulhos, São Paulo.
Wendel, certamente ela é Saturniidae: Hemileucinae e possui cerdas urticantes. Não encontrei lagarta que combine com esta, nem um bom palpite pela planta hospedeira. Ela provavelmente ainda está pequena, por semelhança, creio que pode ser uma Automeris sp.