segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Infestação de Besouros da Munguba no Rio de Janeiro

Ontem a noite achei uns 10 destes insetos espalhados no meu quarto, nas paredes, chão e cama. Esta noite novamente apareceram vários destes pela casa, e parecem buscar aonde tem luz acesa. Moro em apartamento que fica no 9 andar, no bairro do Cachambi, cidade do Rio de Janeiro e tenho uma filha de 2 anos em casa. O inseto que achei mais parecido foi este onde estou comentando. É o mesmo tipo de inseto? Pois não tenho nem ideia se isso é um barbeiro, percevejo, besouro, joaninha etc... obrigado pela atenção.
Carlos Eduardo de Rio de Janeiro, capital.
Olá. Sou do Rio de Janeiro e moro em apartamento. 4 dias atrás começaram a aparecer pequenos insetos parecidos com besouro na minha residência e de lá para cá venho encontrando cada vez mais deles. Cada dia encontro mais em todos os cômodos da casa.
Pesquisei na internet e não encontrei nenhum animal parecido. Tirei duas fotos com resolução relativamente boa.

Poderia me dizer que inseto é esse?

Obrigado.
Ricardo de Rio de Janeiro, capital.
Olá! Há uma semana vem aparecendo muitos insetos na minha janela depois q escurece. Eu moro no Cachambi RJ. Eles voam. Eu moro no 12 andar. Tem aumentado a quantidade todos os dias. Não sei como evitar sua entrada na minha casa. Tive que matar alguns. Eles grudam nas janelas e deixam marcas, não sei se de fezes ou da pata pegajosa. Podem identificar e dzr como me livrar deles ?
Thais Lannes de Rio de Janeiro, capital.
Prezado Cesar, estamos encontrando com ftrequencia esse inseto em nossa casa, vizinhos dos predios próximos também. Uma senhora disse que pesquisou na internet e viu que pertence à familia do barbeiro e nos deixou bastante assustados. Moramos na Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Você poderia, por favor, identificar que inseto é esse? Se ele representa algum risco à saude? Desde já agradeço!
Maria Das Graças Coelho de Souza de Rio de Janeiro, capital.

É estranho que tantos gorgulhos destes estejam invadindo as casas, mas eles são fitófagos, inofensivos.

Eles são Phelypera sp. (Curculionidae: Hyperinae: Cepurini), suas larvas são sociais, devia haver árvores infestados por suas larvas e os adultos emergiram agora. Os registros que encontrei são de P. griseofasciata (mais provável) em árvore chamada munguba e P. distigma em mutamba.

Como a infestação não é em casa, estão sendo atraídos provavelmente por luz artificial, tudo o que se pode fazer é justamente fechar janelas ao escurecer. A Thais e o Carlos informaram morar no bairro de Cachambi e em um prédio, deve ser exatamente o mesmo local.

Atualização 13/01/16 - Carlos Eduardo:  Bom, esqueci de comentar tambem que fui perguntar ao meu visinho de frente de porta do 9 andar se estava tendo na casa dele, e ele confirmou que também estava. Este q tirei a foto achei no dia seguinte na garagem do prédio. Bom hoje e ontem parece que eles não apareceram mais, talvez tenham migrado pra outra regiao ou acabaram com o ninho deles. Obrigado, abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário