terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sobre a Infestação de Besouros Arthrostictus em Minas Gerais

Estava na busca de alguma informação sobre a identificação deste inseto. Ocorreu que ele acabou caindo sobre o meu pescoço enquanto dormia e no susto bati a mão nele fazendo com que ele soltasse algum líquido provocando queimaduras na região do pescoço. Interior de Minas Gerais.
Paula Rfs (Valkyrja) (Há 1 mês)

Esse besouro caiu atras da minha orelha... na hora ja ardeu muito.. e no outro dia deu uma bolha ;-; ... e ainda continuava ardendo.... moro em buenópolis-mg tem uma praça aqui que tem muitos desses besouro no chão....
Andre de Buenópolis, Minas Gerais. Há 10 dias)

Bom dia
Gostaria de saber como combater esse besouro, em casa esta infestado deles e já fui queimado por um onde literalmente arrancou a pele como se fosse ácido.
Abraços
Nivaldo. (Há 3 dias)

Boa noite.
Esses besouros estão em grandes quantidades pelas cidades nos últimos dias.
Eu sou morador de Sarzedo-MG e encontrei vários em casa, no serviço e nas ruas.
Nas cidades próximas e também mais distantes como João Monlevade tem muitos.
Parece haver algo de errado pois eles estão dentro das casas. Apareceram após as chuvas.
Guilherme de Sarzedo, Minas Gerais.

Estou em busca de informações sobre esse besouro, pois ontem em casa comecei as perceber a presença deles, e andando nas ruas do meu bairro também vi muitos, nunca tinha visto desses besouros e de repente estão entrando até dentro da minha casa. Estou muito aflita com isso, mas não faço idéia do que posso fazer para evita-los, me parece uma infestação. Se vc puder me passar alguma informação, alguma ajuda, eu agradeço!!
Maraiza Pereira de Divinópolis, Minas Gerais.

Prezados, gostaria de informações complementares sobre o inseto em questão, pois, estou observando uma invasão deste inseto em Minas Gerais. Fora a toxina que o mesmo possui na picada existe mais alguma observação à nos orientar?
Bruno Campos, Minas Gerais.

Na minha cidade e na minha casa esta cheia do besouro carabideo. Como faço para acabar com eles.
Artemis Oliveira Bilals
Pessoal, eu estou recebendo muitos relatos desta infestação, mas não estou recebendo imagens. Pra terem uma ideia do volume de pessoas que estão buscando informações aqui, nós nunca tínhamos tido mais de 10.000 visualizações de página em um dia. Agora, em um dia tivemos mais de 11.000, no dia seguinte mais de 20.000 e as postagens que estão recebendo este fluxo são as dos besouros carabídeos. A única foto que recebi, foi a do Alex publicada dia 22. Eu tentei encontrar sites de notícias falando sobre o assunto e que mostrassem mais imagens para me assegurar de que estamos todos falando do mesmo inseto, afinal em 2013 tivemos um surto de outro carabídeo de coloração semelhante e agora eu preciso desmentir algo:

Pelo menos a Revista Encontro e a Sputnik Brasil afirmam que o site Insetologia informa que a espécie é o "besouro-joia-gigante Euchroma gigantea", que não é venenoso, ataca árvores etc. etc. Eu não fui consultado por ninguém, eu não publiquei esta informação, o besouro é claramente um besouro da família Carabidae, alguém se baseou em alguma postagem antiga sobre uma espécie totalmente diferente. Quanto à espécie, preciso dizer, no momento eu não sei de qual se trata e isto pode fazer diferença. Em dezembro de 2013 eu havia publicado um exemplar semelhante enviado pela Tami e identificado como Neoaulacoryssus sp. (Harpalinae: Harpalini), baseado em Paraguay Biodiversidad. Acontece que agora a Kel, baseando-se na Esalq, levantou a possibilidade de ser Arthrostictus sp. e eu acho que ela deve estar correta. Carabídeos normalmente são predadores, não sei dizer quanto ao primeiro, mas Costa Lima diz sobre o segundo:
Bem que assinaladas em diversos grupos, parece que é entre os Harpalini que se encontra o maior número de espécies fitofagas e uma das nossas mais conhecidas, como pre- 264 INSETOS DO BRASIL judicial a agricultura, é Arthrostictus speciosus (Drury, 1829) (tricolor (Guér., 1829) (fig. 47) cujas larvas teem hábitos subterrâneos, segundo me informou o Prof. MARIO B. CAVALCANTI.
O que posso dizer é que este é um desequilíbrio ecológico, e não há nada que uma pessoa possa fazer quanto a isso.  Assim como o surto de 2013, a tendência é que a própria natureza encontre seu equilíbrio. Minas Gerais já passou por um surto de besouros recentemente, mas aqueles eram inofensivos, já os carabídeos podem se defender com toxinas, e não é pela picada como sugere o Bruno:
(...) mas os carabídeos, quase sempre, quando ameaçados ou atacados, segregam e esguicham sobre seus inimigos, substâncias líquidas corrosivas, de odor nauseabundo que, em contato com a pele humana, produzem sensação de aquecimento, às vezes irritação (ardência ou prurido), podendo, em alguns casos, produzir, na parte afetada, uma pequena mancha temporária marrom ou violácea e até mesmo ulcerações e queimaduras de segundo grau. (GODINHO JUNIOR, Celso L. Besouros e Seu Mundo, p. 158)
Se entrarem em contato com eles, não os esmaguem na pele, procurem perturbar o inseto o mínimo possível, repassem esta informação aos vizinhos e amigos, tentem evitar que animais de estimação entre em contato com eles. Eu vou tentar entrar em contato com especialistas do grupo, para que possamos ter uma maior certeza na identificação de gênero ou espécie.

Atualização: O dr. Celso L. Godinho Jr. confirmou a espécie como Arthrostictus speciosus.

Atualização Dez/2016 - Marcelo Campos: Suponho ser Arthrostictus vicinus (Carabidae: Harpalinae). Esse padrão tórax cobre, élitros verdes às vezes é invertido em espécies próximas (Arthrostictus speciosus), que tem tórax verde e élitros cobre.veja-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário