domingo, 31 de julho de 2016

Aranha Marrom na Bahia: "Avisa para ter cuidado!"

Ola, boa tarde. Cesar ou alguém, pode me ajudar a identificar esta?
(...)
Aparentemente é uma marrom? Eu ainda deixei ela passear pelos meus braços... Eu moro aqui em Salvador/ BA.
Angelo de Salvador, Bahia.

Dr. Antonio D. Brescovit: Oi. É Loxosceles (Sicariidae) sim. E pode ser L. amazonica da qual não se sabe muito sobre acidentes. Avisa para ter cuidado.
Abcs
Antonio

Tatuzinho Porcelionídeo em Pernambuco

Olá César, tudo bem?
Há alguns dias venho encontrando esse inseto andando pelo meio da casa. Ele anda calmamente e parece ser inofensivo. Lembra uma baratinha, mas não tem asas, tem listras discretas e além das antenas tem um rabo com duas pontas em V (parecendo dois ferrões). Parece ter patas brancas. Espero que a foto esteja boa (tá longe mas com ótima qualidade, no zoom dá pra ver os detalhes). Por favor, diga se ele oferece algum perigo pois tenho um filho de 2 anos que vive brincando no chão (hoje o inseto estava andando perto dele). Ah, moro em Recife, em um apto no terceiro andar. Aqui em casa tem muita tralha e na sala (onde mais encontro o bicho) tem um hack pesado que não é tirado do lugar quase nunca e é muito baixo (uns 2 cm do chão). Imagino que deva ter uma "fauna" embaixo dele. :(
Agradeço antecipadamente!
Jeisa de Recife, Pernambuco.
Jeisa, este na verdade não é um inseto, mas um crustáceo da ordem Isopoda (Malacostraca) conhecidos por tatuzinhos. As espécies mais comuns gostam de lugares escuros e úmidos, são criaturas totalmente inofensivas, mesmo para crianças. Me parece ser algum gênero da família Porcellionidae (Oniscidea: Holoverticata).

Libélula em Minas Gerais

esar! Trago uma libélula. Serra do Cipó - MG
Davidson Moreira de Contagem, Minas Gerais.
Aparentemente, apesar de não poder ver a venação das asas, ela é Libellulidae. Masi que isto não sei dizer, talvez seja Orthemis sp.

sábado, 30 de julho de 2016

Canibalismo de Esperança no Rio de Janeiro

Oi.

Gostaria de saber se esses dois insetos são esperanças? 
Por quê sendo bem parecidos, eles têm cores diferentes?

O inseto verde, está morto a muito tempo. Ele apareceu aqui em casa e morreu algumas horas depois, daí botei seu corpo no pé de manjericão. Isso a mais ou menos 2 semanas.

O inseto marrom está a mais ou menos 4 dias no pé de manjericão. Ele quase não se mexe! Hoje vimos ele devorando a cabeça do inseto verde. Na foto, podemos ver que a cabeça do inseto verde está comida.

Caso sejam esperanças, por que o marrom comeu a cabeça do outro?
Lembrando que o verde já está morto a algum tempo.

Sou de São Gonçalo - RJ

Agradeço desde já,

Gabriel Z. Amaral de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
Gabriel, os dois insetos são esperanças e provavelmente de uma mesma espécie, creio que de Neoconocephalus (Tettigoniidae: Conocephalinae: Copiphorini). Não é incomum a variação de cor dentro de uma mesma espécie (isto ocorre na nossa própria). Entre estas esperanças, é bem conhecido que algumas parecem folhas verdes, outras folhas secas, isto pode alternar entre as gerações conforme a época do ano, embora nós não tenhamos estações tão bem definidas como em outras regiões. O indivíduo verde era uma fêmea.

É comum o canibalismo entre grilos, há espécies de esperanças predadoras (1, 2), não é o caso desta, mas encontrei em BugGuide a informação sobre dieta "herbívoros, principalmente de sementes e gramíneas, ocasionalmente comem outros insetos". Vejo que ele não está preso, mas também não tem deixado o recipiente por algum motivo, este ato talvez represente a ausência de dieta adequada.

Prováveis Ovos e Danos de Paquinhas na Bahia

Olá César. Poderia me ajudar na identificação desta praga no gramado? Moro em Lauro de Freitas, Bahia.
Bárbara de Lauro de Freitas, Bahia.
Bárbara, creio que ajudaria muito uma pequena descrição do que tem sido encontrado. Nenhum inseto foi coletado? Suponho o que se vê nas imagens 2 e 3 pode ser problema com paquinhas (Orthoptera: Ensifera: Gryllotalpidae) e na imagem 1, elas devem estar botando ovos de ouro, não encontro nenhuma imagem de ovos dourados assim. Elas são chamadas também de cachorrinho-d'água, cachorrinho-da-terra e cachorrinho-do-mato entre outros nomes.

Besouro Estafilinídeo em São Paulo

Olá, encontrei este inseto estranho dentro de minha casa, nunca vi um desses antes. Parece um tipo de baratinha ou coisa do tipo. Moro em Valinhos - SP. Não tenho nenhuma foto, mas fiz uma pequena gravação, o resto da informação do bicho está na descrição do vídeo. Vocês saem o que isso pode ser?
Vinícius Valentim Agostinho de Valinhos, São Paulo.
Vinícius, eu vejo um besouro da família Staphylinidae, mas qual o tamanho do fundo deste recipiente? Ele parece ser mesmo dos grandes.

Borboleta Myscelia em São Paulo

Achei essa borboleta em cabreuva sp
Fernando.
Fernando, Cabreuva sp. é o nome de um besouro serra-pau. Esta é uma fêmea de borboleta Myscelia orsis (Nymphalidae: Biblidinae: Ageroniini).

Borboleta Satirínea no Distrito Federal

Olá Cesar trago mais uma borboleta. Acho que é uma riondinidae. Poderia identificá-la? Desde já agradeço. Foto tirada em Sobradinho/DF. Abraços.
Rosemarie Schossig Torres de Sobradinho, Distrito Federal.
Rose, eu acho que esta só vendo a outra face das asas também. Creio que seja Yphthimoides ou Pariphthimoides (Nymphalidae: Satyrinae: Satyrini).

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ciclo de Mariposa Elasmia em Minas Gerais

Cesar, beleza? Mais um ciclo de uma mariposa que se camufla muito bem, ainda mais quando pousou numa pupa de papilionidae como na foto. Não sei qual a planta alimento. Você conhece a mariposa? Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Infelizmente não encontrei semelhante a esta, mas se trata de alguma espécie de Notodontidae, a mesma registrada pelo Marquinhos, segunda nesta postagem.

Atualização Ago/2021 - Jefferson Coelho: César, vi semelhantes (à do Marquinhos) com a identificação de Elasmia packardii. (Não sei se está correto kkk, pelo que vi só temos Elasmia matheis.) O que você acha?

Cesar: Neste caso, é melhor palpite pra aquela do Marcelo também. Parece ser um bicho meio "obscuro", encontrei também os nomes Edema matheis e Hippia matheis, acho que são a mesma e não sei qual seria o válido.

Mosquinhas no Rio de Janeiro: Phoridae sp.

Boa tarde moro no rio de janeiro e começou em 2014 uma infestação severa desses bichos que entravam por frestas mínimas das janelas e se multiplicaram ao dormir vinham aos montes em cima da cama voando e andando e nenhum spray matava .paguei 3 detetizaçoes e após dias morriam secos anos montes dentro de casa mas 2 anos se passaram ao ponto de eu ter q ir p casa da mi há mãe. Eis que voltei p casa pus tela em tudo e os bichos voltaram entrando de novo aparecem do nada...nao se achou casulo .ja o vi uma vez em uma calha abaixo do telhado.minha case e de laje e amanha vou pedir. Alguém subir no telhado p ver se acha alguma coisa...ja estou desesperada pois entram tela e picam. Deixando empolado e com coceira.
Daniela Gomes do Rio de Janeiro.
Cesar: Daniela, sem toda a certeza mas, aparentemente, é um borrachudo. Existe algum córrego por perto?

Daniela: Olá , inicialmente eu achei que fosse, mas o borrachudo acho que não tem aquela parte final igual da abelha e vespa, por onde sai o ferrão.

Cesar: Você tem razão quanto à presença de ferrão, se possuir, não pode ser borrachudo e eu estranhei isto de início. Mas pelo menos pela foto, é difícil ter certeza de que não se trata do último par de pernas. Se for possível fotografar com lentes de aumento ou câmera macro, eu gostaria de ver.

Daniela: Boa tarde. O pedreiro esta mexendo no telhado e começou a sair e vir p chão um monte destes insetos.consegui matar e tirar foto de alguns acho q estas estão melhores. Ja nao sei mais o que fazer ou remédio p colocar pq nao achamos o foco ainda.
Daniela, embora ainda não haja a nitidez necessária pra te dar uma certeza, eu agora tenho quase toda a certeza de que se tratam de mosquinhas da família Phoridae. Sendo mesmo "mosquinhas" elas não possuem ferrões, apesar de seus órgãos alongados (1, 2).

Achei estranho que elas estivessem picando, há fontes que realmente dizem que não o fazem, mas encontrei outras duas dizendo que sim, podem picar (1, 2), incluindo a espécie Megaselia scalaris, que pode ser considerada nociva por ser vetor de patógenos e causadora de miíase ou benéfica por parasitar carrapatos e barbeiros.

Estas mosquinhas vivem em uma variedade muito grande de ambientes, mas as mais comuns gostam principalmente de matéria orgânica em decomposição. Elas não fazem ninho, encanamento, carniça, fezes de animais, ninhos de formiga ou cupins são locais possíveis para enfestarem.

Lagarta em pimentão em São Paulo: Lasiocampidae?

Encontrei essa lagarta aqui em casa em um pé de pimentão.
Daniela Faria de  Taubaté, São Paulo.
Dani, eu não encontro registros de nenhuma lagarta semelhante ocorrendo em pimentão. Pra mim, ela tem a aparência de um estádio jovem das larvas de Euglyphis spp. (Lasiocampidae: Macromphaliinae), portanto é bom evitar contato com elas.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ciclo de Mariposa Melanchroia no Espírito Santo

Ciclo de Melanchroia chephise (Geometridae: Ennominae: Boarmiini).
Kel de Cariacica, Espírito Santo.

Borboleta Catoblepia no Espírito Santo

Olhai ai Cesar, pra postar. Eu crente q era um Opsiphanes, porem o Pedro Alvaro de Aguiar Neves identificou como Catoblepia amphirhoe (Nymphalidae: Satyrinae/Morphinae: Brassolini).
Kel de Cariacica, Espírito Santo.

Ninfa de Percevejo no Distrito Federal

Olá Cesar fotografei esse inseto na região que chamamos borda da mata cerrado - Sobradinho DF. Também é um percevejo. Achei super-estranha a coloração dele ou ausência dela...poderia identificá-lo? Desde já agradeço. Abraços.
Rosemarie Schossig Torres de Sobradinho, Distrito Federal.
Rose, trata-se de uma ninfa e eu não consigo dizer a que família pertence. Embora morfologicamente me pareça mais com Coreidae, esta aparência cinzenta, esbranquiçada, me lembra esta ninfa de Harpactor (Reduviidae).

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Larvas de Besouro Coelomera em Minas Gerais

Cesar, beleza? Vou fugir um pouco dos lepidópteros do qual eu amo e mando estas ninfas que não sei quem são! Estavam comendo folhas de cecropia. Fiquei curioso... Me ajuda aí!? rsss
Abraços,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Marcelo, são larvas de besouro da família Chrysomelidae. São muito mais difíceis de se identifiacar que larvas de lepidópteros, mas arvas muito semelhantes de Coelomera sp. (Galerucinae: Alticini) são vistas em folhas de Cecropia aqui e aqui.

Formigas de estalo em São Paulo: Por que elas estão morrendo?

Bom dia !! Sou de são paulo capital , e não moro perto de mato e a algum tempo venho encontrando essas formigas dentro de casa, e sempre encontro elas ja bem debilitadas ou ja se estrebuchando e depois morrem, mas nós da qui de casa não passamos nenhum tipo de veneno, vc sabem me dizer que especie é essa? e por qual motivo elas estão aparecendo mortas? Lembrando tbm que no quintal não se ve nenhum rastro delas .
Crika Paiv de São Paulo, capital.
Crika, esta é uma formiga-de-estalo do gênero Odontomachus (Formicidae: Ponerinae:Ponerini), conhecidas por suas poderosas mandíbulas. Nunca vi "rastro" destas formigas, mas sempre dispersas em baixa quantidade. Não sei por que elas estão morrendo, podem estar parasitadas ou se atacando se houver colônias diferentes por perto.

Borboleta Satyrini em São Paulo

Saudações Cesar.
Fotografei esta Nymphalidae numa floresta no entorno do Rio Pardo em Jaborandi/SP.
Seria uma Hermeuptychia ???
Abraços.

Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
Marquinhos, a princípio, ela me parece mais uma Paryphthimoides, mas entre estes e outros como Moneuptychia, exemplo da outra, não encontrei uma que combine bem, Satyrini é um grupo muito complicado, apresentam espécies muito semelhantes, muitos gêneros parecem estar em revisão e as espécies podem ainda apresentar formas regionais bem diferentes.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Aranha Caranguejeira no Rio de Janeiro

Bom dia Cezar, tudo bem com você?
Encontrei esta aranha no meu campinho de futebol, que fica dentro da minha casa.
Moro em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.

Tenho uma criança em casa, devo me preocupar com essa especie?
Renan Bernardo de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Renan, não consigo dizer mais do que esta é uma aranha-caranguejeira da família Theraphosidae. A picada dela pode vir a ser dolorosa, mas não é perigosa. Elas podem no entanto liberar pelos do abdome, que podem causar irritação na pele e vias respiratórias. São criaturas benéficas, predadoras, minha recomendação é preservar o bicho.

Possível Mariposa Pyrausta no Rio de Janeiro

Oi Cesar, como vai?
Fotografei esta lindinha e gostaria de saber se é uma borboleta.
Data da foto: 24.07.2016
Local: Cordeiro-R.J.
Aguardo. Grata.
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
Lúcia, ela é uma mariposa da família Crambidae. Não asseguro o gênero, mas tem muita afinidade com mariposas do gênero Pyrausta (Pyraustinae; 1, 2, 3), o gênero possui muitíssimas espécies, várias delas sem imagens disponíveis.

Lagarta Arctiínea no Rio de Janeiro

Olá César,fotografei na ultima terça em Tinguá,RJ . Gostaria de saber qual genero ou espécie pertencem
Diogo Luiz de Tinguá, Rio de Janeiro.
A princípio Erebidae: Arctiinae, mas pouco distinta. Sabe dizer a planta hospedeira?

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Aranha Papa-Moscas Verde Lyssomanes na Bahia

Ola pessoal boa tarde!
Ao lavar o carro em Salvador-BA encontrei esse lindo inseto...poderia identificar?
Grande abraço
Diogo Del Rey.
Diogo, trata-se de uma aranha, que são aracnídeos, não insetos. Esta é uma bela fêmea de Lyssomanes sp. (Salticidae: Lyssomaninae).

Percevejos Coreídeos do Rio de Janeiro

Olá César,fotografei na ultima terça em Tinguá,RJ estes coreidae .Gostaria de saber qual genero ou espécie pertencem
O primeiro é uma espécie de Pachylis (Coreidae: Coreinae: Nematopini/Nematopodini) e na minha opinião se trata de P. bipunctatus. Espécies deste gênero são robustas e de grande porte. Os que se seguem são ninfas, difíceis de serem identificadas, o ângulo das de cabeça vermelha não favorece muito mas, pela semelhança com o segundo instar de Thasus, gênero muito próximo, eu acredito que possa ser ninfa de Pachylis, principalmente se tiverem sido encontradas próximas. O último se parece muito com ninfas de Acanthocephala (Acanthocephalini). 

Hemerobiídeo no Espírito Santo

(...) Aproveito pra deixar esse Hemerobiidae pra vc. Sei q a foto ta uma merda, mas eu so tenho ela, e foi a unica vez q vi esse bichinho na vida. Acho q ele é meio raro de se ver.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.

Ciclo de Mariposa Phobetron em Minas Gerais

Cesar, tudo bem? Quando era criança, a primeira vez que vi esta lagarta eu pensei que fosse um bicho alienígena, de tão estranho! Hoje eu mando o ciclo dessa mariposa linda, multicolorida e se não me engano, é a Phobetron hipparchia, confirma? Estava alimentando de folhas de mamona.
Abraços,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Provavelmente se trata de uma fêmea de P. hipparchia (Limacodidae) que é a espécie mais comum no Brasil, mas no Sudeste há registros de P. bifacies e P. basifusca, sem imagens disponíveis.

Mosquito Tipulomorfo no Espírito Santo

Diogo Luiz, Tinguá, Rio de Janeiro,
Pelo comprimento do último segmento dos palpos maxilares e pelo número de segmentos das antenas se diferenciam Limoniidae e Tipulidae (Diptera: Tipulomorpha). Sem encontrar um com este padrão alar, não sei dizer a qual família pertence.

Possível Aranha-Lobo com Ooteca no Distrito Federal

Olá Cesar. Fotografei esta aranha há tempos aqui em casa Sobradinho-DF no meio do capim alto. Um pouco difícil de ver, muita coisa no caminho, mas fiquei curiosa sobre a ID. Agradeço desde já qualquer ajuda. Bom domingo. Abraços.
Rosemarie Schossig Torres de Sobradinho, Distrito Federal.
É fácil saber que se trata de uma fêmea, pois carrega seus ovos consigo. Pelo modo que carrega e pelo olho que se vê, pode ser Trechaleidae, pela listra clara, talvez Neoctenus sp., como a de fevereiro.

Atualização Jul./2.020 - Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Oi César! Não sei especificamente da Neoctenus, mas Trechaleidae têm ootecas discóides, e não esféricas. Talvez seja algum Lycosidae.

domingo, 24 de julho de 2016

Possível Borboleta Pharneuptychia em Minas Gerais

Saudações Cesar.
Fotografei esta Nymphalidae na Serra da Canastra/MG.
O que você acha??? Pode ser uma Cissia themis ou Pharneuptychia innocentia???
Abraços.

Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
A princípio, Pharneuptychia innocentia (Nymphalidae: Satyrinae: Satyrini), mas Satyrini é um grupo bem complicado, o exemplar de Fauna Paraguay não possui padrões tão nítidos, o de Neotropical Butterflies é consideravelmente diferente, com alguns ocelos duplos. Gêneros como Yphthioides e outros relacionados produzem espécies bem semelhantes. Portanto, apesar de ser o melhor palpite no momento, não estou seguro da identificação.

sábado, 23 de julho de 2016

Imaturos de Borboleta Pyrgus em Minas Gerais

Cesar, beleza? Não consegui completar este ciclo porque quando transformou-se em pupa, estava parasitada. Fiquei curioso quanto à lagarta, pois não consegui encaixar em algum gênero. Ela se alimentava de Tupixá (Sida planicaulis) e ficava enrolada parcialmente na folha (olhe na foto da folha que abri). É hesperiidae ou riodinidae? Você suspeita de quem seja?
Abraços,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Ainda que que eu não possa garantir, estou marcando como Pyrgus sp. (Hesperiinae: Pyrginae: Pyrgini).

Borboleta Urbanus em Minas Gerais

Olá Cesar! Trago Lepidópteros encontrados em Serra do Cipó - MG.
Davidson Moreira de Contagem, Minas Gerais.
Davidson, eu não sei se há alguma que possa ser confundível, creio que seja Urbanus teleus (Hesperiidae: Pyrginae: Eudamini), Learn About Butterflies provavelmente informaria se houvesse.