terça-feira, 30 de outubro de 2012

Borboletas Satyrinae (Lepidópteros de Lorena 4 e 5 de 5)

Oii, estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre lepidópteros, faço biologia aqui na minha cidade no entanto teve alguns indivíduos que eu não consegui identificar, estou enviando a você e pedindo humildemente que me ajude na identificação, fico grata pela colaboração!!
Obrigada!
Abraço
Possivelmente Yphthimoides

Possivelmente Paryphthimoides

Embora os principais distintivos estejam escondidos na primeira imagem, estas são borboletas da família Nymphalidae, subfamília Satyrinae. E é aí que o bicho pega...

Provavelmente, o lado de baixo das asas da primeira imagem não são assim tão monocromáticos quanto o lado de cima, e isso seria o ideal para podermos determinar a espécie. Satyrinaes com o lado de cima das asas inteiramente marrom existem inúmeras espécies, só como exemplo 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
Continuando no documento da Embrapa, pois a fauna de Lorena e de Campinas é certamente a mesma, a primeira me parece idêntica a Yphthimoides nesta página exceto por ter um pequenino desenho de olho nas asas anteriores.

Quanto à segunda imagem ela me parece combinar perfeitamente com esta Paryphthimoides poltys. O único problema é que o lado de baixo das asas não parece combinar, veja na página completa.

Bom, essas cinco eram suas fotos mais difíceis né? Das cinco acho que só deu pra precisar duas (1 e 2) e as demais família e subfamília. Claro que não é por que estou postando agora que uma identificação mais precisa não pode aparecer qualquer dia como já aconteceu com outras postagens, só não sei se será a tempo. Espero de alguma forma ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário