sábado, 30 de julho de 2016

Canibalismo de Esperança no Rio de Janeiro

Oi.

Gostaria de saber se esses dois insetos são esperanças? 
Por quê sendo bem parecidos, eles têm cores diferentes?

O inseto verde, está morto a muito tempo. Ele apareceu aqui em casa e morreu algumas horas depois, daí botei seu corpo no pé de manjericão. Isso a mais ou menos 2 semanas.

O inseto marrom está a mais ou menos 4 dias no pé de manjericão. Ele quase não se mexe! Hoje vimos ele devorando a cabeça do inseto verde. Na foto, podemos ver que a cabeça do inseto verde está comida.

Caso sejam esperanças, por que o marrom comeu a cabeça do outro?
Lembrando que o verde já está morto a algum tempo.

Sou de São Gonçalo - RJ

Agradeço desde já,

Gabriel Z. Amaral de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
Gabriel, os dois insetos são esperanças e provavelmente de uma mesma espécie, creio que de Neoconocephalus (Tettigoniidae: Conocephalinae: Copiphorini). Não é incomum a variação de cor dentro de uma mesma espécie (isto ocorre na nossa própria). Entre estas esperanças, é bem conhecido que algumas parecem folhas verdes, outras folhas secas, isto pode alternar entre as gerações conforme a época do ano, embora nós não tenhamos estações tão bem definidas como em outras regiões. O indivíduo verde era uma fêmea.

É comum o canibalismo entre grilos, há espécies de esperanças predadoras (1, 2), não é o caso desta, mas encontrei em BugGuide a informação sobre dieta "herbívoros, principalmente de sementes e gramíneas, ocasionalmente comem outros insetos". Vejo que ele não está preso, mas também não tem deixado o recipiente por algum motivo, este ato talvez represente a ausência de dieta adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário