terça-feira, 26 de maio de 2015

Mosca das Flores e Larva Rabo de Rato em São Paulo

Olá, Cesar. Há cerca de um mês estou encontrando essas moscas dentro de casa. Já apareceram umas 5 e sempre que as vejo confundo com uma abelha. A minha mãe fica muito incomodada e quase sempre mata, já eu procuro espantá-las para fora, mas tenho receio que possam nos causar algum mal. 

Li em seu blog sobre a família Syrphidae e que elas apresentam um estágio larval que provavelmente é este da segunda imagem.

O que pode estar atraindo estas moscas para minha casa, e elas podem nos prejudicar?
Ítalo R. de São Paulo, capital.
Ítalo, as larvas de Syrphidae variam bastante em aspecto e biologia, a postagem anterior mostrava larvas ingeridas acidentalmente por um cão, temos as benéficas larvas comedoras de pulgões e a sua é semelhante à de Portugal que, como eu disse, a literatura cita normalmente Eristalis tenax para as larvas rabo-de-rato mas que eu suspeitava que outras espécies ou gêneros próximos possam também produzir larvas com este aspecto. O adulto me parece uma Eristalinus sp. (Eristalinae: Eristalini) e pesquisando por suas larvas, encontrei imagens aqui (clique em "look inside"), devem ser mesmo adulto e larva de uma mesma espécie.

Estas larvas devem representar problema se, em circunstância semelhante à anterior, forem ingeridas com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário