quarta-feira, 8 de abril de 2015

Larva de Mosca das Flores em São Paulo

Oi César, 

Encontrei o que acredito serem lagartinhas em um dos cactos aqui de casa, em dezembro do ano passado. Tenho vários deles, mas só estavam neste mandacaru. 

Elas tinham pouco menos de 1cm e ficavam imóveis, se mexeram quando cutuquei, mas sempre muito lentas e algumas já tinham se tornado isso que imagino ser uma pupa, endurecidas e nesse formato de "gota". 

Retirei todas e coloquei em um vasinho desses de plástico com terra apenas, e a maioria se deslocou pras bordas do vaso, do lado de fora, e tornaram a ficar imóveis. Fiquei muito curiosa, tem idéia de que bichinho seja? 

A propósito, o site é muito interessante, sou estudante de biologia mas tenho pavor da maioria dos insetos... Aos poucos estou tentando superar isso, e com certeza o site vai ajudar muito... :) 

Obrigada desde já!
Babi Minuzzi de Campinas, São Paulo.
Babi, estágios larvais são muito difíceis. Embora eu não tenha encontrado nenhuma muito semelhante pra comparar, eu acredito que esta seja uma larva de mosca-das-flores da família Syrphidae. Elas são, normalmente, predadoras de pulgões, sendo portanto, benéficas às plantas.

Obrigado, Babi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário