terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vespa-Bandeira no Rio de Janeiro

Boa tarde, moro perto do Gericinó RJ (área de treinamento do Exército), aparece sempre em minha casa um inseto, meio mosca meio marimbondo. As pernas traseiras dele é mais longa e ele voa com elas penduradas. A traseira dele balança quando ele está pousado como a do marimbondo, Não emite nenhum som, é preto e tem asas como uma mosca comum. Uma vez levei uma picada na perna, e tinha um inseto desse dentro do quarto que eu estava, e fiquei muito mal, inflamou, latejava, coçava, horrível e custou muito a cicatrizar. Vou enviar a foto do inseto e gostaria de saber se ele é nocivo. Desde de já agradeço.
Sandra Márcia, do Rio de Janeiro.
Sandra, esta é a vespa-bandeira Evania appendigaster (Evaniidae), talvez haja a possibilidade de uma espécie próxima na mesma família. O bicho é benéfico, parasita de ootecas (cartucho de ovos) de baratas e eu diria que faz até bem deixá-las dentro de casa. As ootecas podem ser difíceis de serem detectadas pois as baratas botam nos cantinhos escondidos, elas contém dezenas de ovos. Uma vespinha desta pode acabar com todos eles pra você. A picada, foi um infeliz acidente.

Sandra: Obrigado pela informação.
Abraços.
Sandra.

Eduardo Fox: Ola Cesar, eu trabalhei com este inseto por muitos anos e posso garantir que nunca conseguiriam picar. O ovipositor sendo muito longo e sem ponta afiada e muito flexível, jamais conseguiria perfurar a pele ou couro de um animal. Estas vespas apenas conseguem perfurar as ootecas de baratas em determinada idade, e apenas depois de cerca de 30mins com a atividade de uma enzima digestiva.
Alem disto, a vespa mostrada na foto eh um macho, logo, totalmente desprovido de qualquer ovipositor. Mesmo no caso de uma mordida, suas mandíbulas sao muito curtas e sem pontas afiadas, alem da vespa ser muito arredia.
Os sintomas descritos pela picada na perna da autora da mensagem nao parecem de inseto pois parece proteolitico (inflamado, coceira, demora em cicatrizar), quem sabe de aranha, mas certamente jamais de uma Evania appendigaster.
Abraco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário