sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Piolho-de-Cobra em Minas Gerais

Bom dia.
Encontrei este Diplópode próximo a minha casa e gostaria de saber sua espécie.
Pensei que seria um Asiomorpha coarctata, conforme comentei nesta postagem , porém você disse que o meu registro é de outra espécie.
Leandro Normando de Sete Lagoas, Minas Gerais.
     Leandro, quanto à identificação de espécies de miriápodes, fica a mesma questão do seu xará Leandro Corrêa, também de Minas Gerais. Mesmo especialistas dificilmente identificam gêneros de quilópodes sem ter os bichinhos em mãos e espécies normalmente apenas tendo um macho.
     Já na comparação como o da Barbara, note os paranotos. Os do seu bichinho são muito mais arredondados além de possuir o início bem pretinho, ganhando amarelo apenas nas pontas. O da Barbara, ao contrário, os possui mais pontudinhos e totalmente amarelos. Note também que os segmentos do seu são muito mais estreitos. A largura do corpo dele está bem mais largo do que o da Barbara para caber o mesmo numero de segmentos (até metade a mais). Eles realmente se parecem muito superficialmente (pretos com amarelinho nas pontas), mas esta diferença certamente já os coloca em gêneros diferentes, bem possivelmente em subfamílias diferentes. O que dá pra dizer, pelo próprio BugGuide, é que o sulcos transversais que dividem os segmentos ao meio os classificam na família Paradoxosomatidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário