quarta-feira, 27 de março de 2013

Milípede em Brasília

Ola de novo Cesar! encontrei essa Milipede Polydesmida jovem. As cores dela quando tirei a foto com flash me deixaram surpresa, pois o amarelo e o preto sao identicos aos da milipede toxica do genero Harpaphe. Cheguei a manusear, nao aconteceu nada mas pelo visto e discutido, existe algum risco.
Abraço
Barbara de Brasília, Distrito Federal.

 
Barbara, eu concordo contigo na ordem Polydesmida. Quanto ao gênero, se eu estiver certo no milípede nº3 da Tami, ele não pode ser um Harpaphe sp. por que eles pertencem à família Xystodesmidae, e este é para mim também um Paradoxosomatidae.

Leandro Normando: Encontrei um parecido com este aqui em Sete Lagoas. Pode ser um Asiomorpha coarctata? Neste site diz que é muito comum na América do Sul.

Cesar: Leandro, acho muito possível que você tenha conseguido a identificação deste milípede. No entanto, certamente o seu pertence a uma outra espécie, na mesma família. Valeu!

7 comentários:

  1. Olá, Anônimo, eu gostaria de saber a precisão da identificação. Eu continuo vendo um padrão bem diferente nos segmentos, apesar de serem similares.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Encontrei um parecido com este aqui em Sete Lagoas. Pode ser um Asiomorpha coarctata?

    ResponderExcluir
  3. Segue link da foto: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=519392428121046&set=a.339315176128773.78087.305485359511755&type=1&theater

    ResponderExcluir
  4. Segue link da pesquisa que fiz para supor que seja um Asiomorpha coarctata: http://bugguide.net/node/view/103087

    Neste site diz que é muito comum na América do Sul

    ResponderExcluir
  5. Leandro, acho muito possível que você tenha conseguido a identificação deste milípede, vou atualizar a postagem com a sua identificação. No entanto, certamente o seu pertence a uma outra espécie, na mesma família. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que a Barbara tenha sumido...

    ResponderExcluir