segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Aranha Gigante em São Paulo

ola,
tenho normalmente essas aranhas no telhado de minha garagem. agora no verao sempre elas aparecem. sao venenosas?
Wagner de Indaiatuba, São Paulo.
     Embora eu tenha medo do que esta informação possa causar, me sinto com a obrigação de dizer a verdade sobre elas. Sim, são venenosas, como praticamente TODAS AS ARANHAS SÃO, a exceção fica para a família Urobolidae. O que acontece é que estas aranhas não têm a menor intenção de te picar e, se caso o fizerem, o que será muito difícil de acontecer, seu veneno é inofensivo para humanos.
     Estas duas, apesar de terem uma coloração totalmente diferente uma da outra, são fêmeas da mesma espécie, a aranha-gigante Nephilengys cruentata e eu desconheço a aparência do macho, sei somente que são bem menores que as fêmeas.
     Recentemente um belo exemplar negro foi adotado aí pertinho, em Campinas, por serem animais benéficos que se alimentam de insetos muito menos desejáveis.

2 comentários:

  1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=553814908008861&set=a.340249609365393.81577.100001410698774&type=1&comment_id=2161638&offset=0&total_comments=3&ref=notif&notif_t=photo_comment

    Olá... dá uma olhadinha nas minhas aranhas, elas começaram a crescer a varanda de casa e eu fico com pena de tirar, pensei em tentar pegar elas e levar para a mata, onde possam ser livres, mas fiquei sabendo que não fazem mal a nós humanos, tenho gatos e um cachorro que vivem bem com elas, como elas vivem no alto então descem não vejo mal nenhum em manter ela.
    O que seria melhor, levar ela para o mato ou manter elas aqui?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Jane!
    Olha, eu diria que você é a melhor pessoa pra julgar se quer que estas aranhas morem em outro lugar ou não.
    Sobre serem livres, não creio que estas aranhas se sintam mal onde estão, na verdade elas mesmas escolheram morar aí. Elas até gostam de viver perto de onde haja iluminação artificial, onde os insetos são atraídos, e você terá menos mosquitinhos e baratas em casa! Ela é uma espécie invasora no nosso país; na verdade, a própria natureza daqui não é seu habitat natural.

    ResponderExcluir