segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Broca-do-Cacho-do-Coqueiro em Brasília

Oi Cesar mais uma vez:)
Encontrei neste fim de semana esse Broca do Cacho do Coqueiro, igualzinho ao que o garotinho Carlos Eduardo Naruto achou! esse besouro eh lindao, mas ele deixou o meu dedo cheio dessa meleca marrom, vamos ver o que vc acha !
No comeco ele nao tava fazendo isso, mas depois por onde andava era uma melecadinha:P
Abraco e eh claro parabens sempre pelo Insetologia:)))
Barbara de Brasília, Distrito Federal.
     Barbara, tenho que discordar de uma coisa. Quem achou aquele fui eu, tá?
     É super interessante que tenhamos o registro da mesma espécie nas diferentes regiões do país.
     A única defesa que conheço de curculionídeos é o hábito que algumas espécies têm de virar de barriga pra cima e fingir-se de morto como fez este camarada da África do Sul e este belo Homalinotus coriaceus (Curculionidae, Cholinae) não deve ser diferente. Esta meleca marrom, bem... às vezes não dá pra se segurar!
     Obrigado pelos parabéns!

Barbara: Claro que foi voce quem achou neh Cesar! como voce acha que eu identifiquei? :) agora a melequinha dele saiu pela frente viu? por isso fiquei curiosa hahahaha

Cesar: Hum, interessante... Esta é então uma boa observação. A princípio então, ele vomitou! Talvez esteja relacionado ao seu longo bico, algum resíduo de alimento pode ter retornado.
     Dá uma olhada nesta imagem da Raphaela. Ele retrai a cabeça e está sujinho de terra! Quem sabe a sujeirinha possa ter se acumulado e escorrido de lá.

5 comentários:

  1. Claro que foi voce quem achou neh Cesar! como voce acha que eu identifiquei? :) agora a melequinha dele saiu pela frente viu? por isso fiquei curiosa hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu já observei este besouro em MG, SP e aqui no RJ. O que eu acho curioso dele é a força extrema que faz, como muitos curculionídeos, para se agarrar ao substrato quando segurado pelas costas -- ele faz uma impressionante pressão das pernas para dentro de si enquanto deixa os tarsos bem moles, chegando a marcar o dedo que estiver apertando... experimentem!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual a diferença entre esse coleóptero e o Cosmopolites sordidus,por favor.
    Eu encontrei um desses aqui em casa e gostaria de saber,infelizmente,não tirei foto alguma
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Ranieri, acredito que esteja procurando pelas diferenças externas mais evidentes. O "moleque-da-bananeira" Cosmopolites sordidus é mais magrinho, tem a cabeça mais estreita que o corpo e, principalmente, bem menor que este gorgulho aqui. Eu diria que o do coqueiro dá de duas a três vezes o tamanho do da banana.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado,ajudou bastante.

    ResponderExcluir