quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aranha Gigante em São Paulo

ESSA ARANHA ESTA A UNS 4 MESES NO TELHADO DE CASA A SUA TEIA É ENORME E ELA DEVE TER UNS 5 CM MAIS OU MENOS DAÍ PRA MAIS KKK
APESAR DE ELA DAR MEDO ELA É SOSSEGADA NÃO É AGRESSIVA TANTO QUE EU TIREI UMA FOTO BEM PERTINHO DELA.
ANTES ELA TINHA AS PERNAS COM LISTRAS AMARELAS MAS DEPOIS ACHO QUE ELA TROCOU DE PELE SEI LÁ E FICOU TODA PRETA SOMENTE COM ESTE ARCO NA BUNDA AMARELO.
QUERIA SABER QUE ESPECIE ELA É E SE É VENENOSA?
ESTOU COM DÓ DE MATAR ELA POIS ELA PEGANDO BASTANTE INSETOS KKK.
Henrique de Jundiaí, São Paulo.
Olá, Henrique! Como hoje eu sei que a única espécie de Nephilengys encontrada no Brasil é a Nephilengys cruentata, eu posso te dizer seguramente que você foi premiado com um lindo e raro exemplar negro desta espécie. De acordo com Antonio Brescovit elas não são perigosas, apenas, como você bem observou, fazem muita sujeira!

Tendo certeza da espécie, não foi difícil encontrar imagens de exemplares semelhantes, veja exemplos: 1, 2, 3 e 4 e a informação de que as fêmeas realmente variam muito em coloração de indivíduo para indivíduo.

Acabei de descobrir que o nome comum "Aranha Gigante" já é bastante popular na internet, como registrado em Pensando Biologia.

Parabéns por respeitar este bichinho tão lindo, reconhecer a sua importância no controle de insetos indesejados e pela valiosa informação sobre sua mudança de cor.

Henrique: QUE LEGAL ELA ENTROU PARA FAMÍLIA KKKK
MUITO OBRIGADO

Eduardo Fox: Ninguém respondeu se pode pegar na mão!.. Eu já perguntei a mesma coisa para um colega que trabalha com aranhas, e ele me deu uma resposta pouco animadora: "a maioria das mordidas não vai passar da pele"... Talvez a Barbara queira testar?

Cesar: Com esta, eu testaria, hehe! Eu garanto uma coisa: Normalmente os bichinhos tendem a querer picar/morder/ferroar se forem "pegos", sem lhes dar chance de fuga. Mas se colocar a mão na frente deles, convidando a subir, eles não costumam agredir, a menos que seja realmente um animal de comportamento agressivo, que costuma atacar.

ps.: De acordo com o Antonio, a coloração escura é comum, com mais frequencia no litoral, mas ele não sabe o porquê. Eu tenho uma boa teoria: Esta, apesar de não morar no litoral, deve ter passado o fim de ano lá, e é natural que na praia elas peguem um bronzeado. Se minha teoria estiver correta, a parte amarela seria então, a marquinha do biquini!

15 comentários:

  1. Não pode matar uma aranha linda dessas, principalmente sendo inofensiva!!! Aranhas são minhas melhores amigas, junto com os gatos, porque elas comem baratas :P

    ResponderExcluir
  2. NÃO VOU MATAR NÃO ELA JÁ É DA FAMÍLIA AQUI QUANDO TEM PERNILONGOS ELA AJUDA PEGANDO UM MONTE KKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Ninguém respondeu se pode pegar na mão!.. Eu já perguntei a mesma coisa para um colega que trabalha com aranhas, e ele me deu uma resposta pouco animadora: "a maioria das mordidas não vai passar da pele"... Talvez a Barbara queira testar?

    ResponderExcluir
  4. No caso das aranhas eu ainda nao testei :) Adoraria testar, somente sabendo com qual aranha eu estaria brincando! mas como nosso querido Cesar disse, aranhas e ate escorpioes podem andar na gente naturalmente, como se nos fossemos parte de algum ambiente natural,etc... eles nao podem se sentir ameacados "cutucados" melhor eu para de falar :P

    ResponderExcluir
  5. Comentando aqui também, dá uma olhada neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=i4u6SEZlbPs

    ResponderExcluir
  6. Tem uma dessa aqui no telhado da varanda... Pelo que vi na internet ela gosta de telhas, pois a maioria das fotos dela são em telhados! Não quis matar, mas já desmanchei sua teia pra ver se ela mudava de lugar e saía dali... Mas ela me venceu pelo cansaço: quantas vezes eu desmanchava ela ia e fazia de novo. hehe. Acho que ela está num lugar estratégico pega muitos bichinhos.... Mas confesso que fiquei com medo!!!! CAMILA/SC

    ResponderExcluir
  7. oi tenho uma dessas no meu quintal e tinha duvidas sobre ela mas agora sei que ela não machuca... a minha esta na area da churrasqueira a mais ou menos 2 meses... eu gostaria de tirar ela de lá mais não sei como... Eu sou Rebeca Faganelli.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rebeca. Picar ela pode sim, se manuseada incorretamente, quase todo bichinho pode. Se precisar removê-la, dá pra pegar com um potinho e soltá-la em um outro local.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma aqui na minha casa, e as vezes pego bichinhos e coloco na teia dela, e fico observando ela pegar, envolver, as vezes come na hora, noutras vezes guarda para depois, caiu duas patinhas, mas não a vejo mancando (kkkkkk)Se tornou minha amiga

    ResponderExcluir
  10. tenho uma dessa, o nome dela é gertrudes rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Uau, Miriam e Baxter! Mais duas que foram adotadas!

    ResponderExcluir
  12. Olá galera sou o henrique que postou as fotos dessa aranha ela esta aqui até hoje no mesmo lugar da foto kkkk só pra constar kkkk
    Alguém sabe qto tempo ela vive pois faz quase 1 ano que ela esta com a gente

    ResponderExcluir
  13. Oi Henrique! Cara, sua aranha ficou famosa! Desde que chegou aqui ela é uma das postagens mais vistas, por isso ela não sai da coluna da direita!
    Existe uma lenda: http://www.hamtwoslices.net/spiders.htm que diz que aranhas não podem morrer por causas naturais. Claro que é mentira, aranhas normalmente vivem meses, um ano, algumas podem chegar a dois, tarântulas parece que passam de dez, mas são um grupo separado de aranhas. A Nephilengys, eu não acredito que passe de um ano, um ano e meio. Se você puder nos informar sobre a longevidade dela seria ótimo. (Torço pra que ela viva os dez da tarântula!)

    ResponderExcluir
  14. Pelo tamnho dela , se me morder , viro o Homem Aranha....

    ResponderExcluir