quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aranha-de-Prata na Bahia

Saudações,
Embora o site seja de identificação de insetos, vi que há algumas coisas relacionados a aracnídeos, espero que possa me ajudar.
Encontrei essa aranha em Ruy Barbosa, interior da Bahia já considerada como cidade pertencente a Chapada Diamantina. Ela estava em uma teia regular em um pé de milho.
Att,
Jéssica de Salvador, Bahia
 
     Saudações, Jéssica! Qualquer bichinho que tiver mais de quatro patas é aqui mesmo! Curiosamente, todos os pedidos de identificação da região Nordeste até agora vieram com aranhas!
     Esta é uma aranha da família Araneidae, gênero Argiope. De acordo com este documento, duas são as Argiopes encontradas na Bahia: A argentata e A. savignyi. A segunda espécie já estava registrada aqui no Insetologia e, pela coloração (apesar de um pouco mais clara do que a maioria das imagens), esta se trata de Argiope argentata. Veja imagens semelhantes AQUI e AQUI.
     Creio que ela não tem tanta habilidade, mas pode fazer o mesmo tipo de decoração na teia que a A. savignyi.

Atualização 19/02/13: Encontrei os nomes comuns Aranha-de-prata e Argiope prateada (em inglês). Com isso, me lembrei de quando achei uma aranha destas em Pirituba (São Paulo), pelo tamanho, um macho. Ela foi bastante tranquila, subiu na mão sem se quer acelerar o passo, como fazem algumas aranhas. Sua coloração era semelhante a esta, amarelada, mas a parte prateada era de fato, impressionante. Não tinha comigo uma câmera para registrar.

Um comentário:

  1. Apareceu uma dessas aqui em casa (Diadema/São Paulo) esses dias, para ser mais exato 12/03/2013.

    Apesar de ser um belo espécime, ela chega assustar aparentando ser agressiva.

    ResponderExcluir