sábado, 23 de março de 2013

Bicho-Lixeiro em Brasília

Oi!! Cesar acredito ter achado um neuroptero da familia Chrysopidae, eu conheco esses bichinhos como Lacewings,mas nome em portugues eu desconheco! qual seria?
abraco,
Barbara de Brasília, Distrito Federal.
Foto: Lúcia Lopes
O nome comum dos insetos da família Chrysopidae (Neuroptera) em português é bicho-lixeiro. Pelas asas, creio que dá pra garantir que se trata de Leucochrysa sp. (Chrysopinae, Leucochrysini). Este é um inseto benéfico que se alimenta de pragas das plantas, por isto é muito importante que se conheça seus ovos (foto ao lado), para que sejam preservados.


Não recomendo que sejam manuseados, pois podem produzir mal-cheiro como defesa. Este documento fala sobre o uso de crisopídeos no controle biológico de pragas. Encontrei este vídeo que explica bem o motivo deste nome comum. Ácaros são citados no vídeo como um dos alimentos da larva, mas este parece estar sendo parasitado ou haver um pegando uma carona nele!

5 comentários:

  1. Achei curioso o fato dele estar sendo parasitado, pois coincidentemente ele estava perto da sala de um consultorio medico LoL....tadinho!

    ResponderExcluir
  2. Não necessariamente, Barbara, por isso eu disse "ou pegando uma carona". Eu não sei diferenciar e não encontrei a informação necessária, mas é normal ver ácaros "viajando" nos insetos, isso se chama forésia e este pode ser um ácaro forético:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A9sia

    ResponderExcluir
  3. Achei alguns ovos do bicho lixeiro em um plástico em minha oficina, achei muito legal o modo que coloca seus ovos rsrs. Como farei para mudar os ovos dele do plástico para um planta mais próxima, para que possam seguir o seu ciclo?

    ResponderExcluir
  4. Tem um jardim? Se não tiver, empresta o plástico pra quem tem, depois de nascerem tira o plástico pra não prejudicar a natureza. Remover os ovinhos não me parece boa ideia.

    ResponderExcluir
  5. Tenho sim Cesar, boa ideia vou fazer isso mesmo deixar o plástico la até nascerem, valew cara abraço e obrigado !!!

    ResponderExcluir