sábado, 23 de março de 2013

Mariposa Norape em Brasília

Oi Cesar!!! queria te falar que o INSETOLOGIA esta uma maravilha e confesso que tenho identificado muitas coisas so com o site! Achei essa mariposa fofissima mas nao sei que especie poderia ser! ela tem uma pluminha muito lindinha, parece um pom pom :)
Obrigada
Barbara de Brasília, Distrito Federal.
Barbara, prefiro não dar palpite na espécie por que não encontrei nenhum documento registrando as espécies brasileiras, mas esta é uma mariposa da família Erebidae, subfamília Lymantriinae, tribo Leucomini. É possível encontrar muitas referências listando na família Noctuidae (estas duas famílias ainda são taxonomicamente muito confusas) e também como Lymantriidae. Coloco como referência esta Euproctis sp., um gênero europeu, mas que há uma espécie considerada invasora na América do Norte. O gênero Leucoma me parece ser nativo, mas a maioria dos resultados de pesquisas será para a doença de mesmo nome.

Vou deixar a postagem marcada como não identificada até encontrar um gênero tão semelhante às Euproctis sp. por aqui ou, quem sabe, seja este o registro de uma espécie invasora por aqui também.

Cesar: Muito obrigada cesar! e bom , a mariposa estava na casa da minha irma!! tenho mais fotos se quiser!

Atualização Fev/2.015 - Kel: vi umas Norape (Megalopygidae) parecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário