terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aranha Argiope no Rio de Janeiro

Bom dia, meu nome é Luiz Augusto sou estudante de Biologia e fotógrafo ambiental, achei o seu site muito interessante e importante para novas descobertas e a troca de informações. Tirei a foto dessa aranha no meu sítio, apesar delas terem as teias diferentes acredito que sejam da mesma espécie, queria saber informações a respeito delas. Grato
Luiz Augusto de Teresópolis, Rio de Janeiro.

     Luíz, primeiro quero agradecer pelas suas palavras sobre o Insetologia. Muito obrigado!
     Com certeza, você está certíssimo, apesar da diferença no tipo de teia, ambas são aranhas do gênero Argiope (Araneidae). Nature Closeups explica muito bem a questão da diferença nas teias:
     "Elas estão entre um número relativamente pequeno de aranhas orbitelas que fazem uma decoração em suas teias, chamada estabilimento.
     A forma do estabilimento pode mudar conforme a aranha cresce. Aranhas jovens como esta podem criar um padrão denso e circular como mostrado aqui. Aranhas mais velhas podem criar desenhos mais dispersos de formas variadas (tradução minha)."
     Lá mesmo no Nature Closups, existe um link para Awesome Spiders. A da teia em forma de X combina com a do N.C. e a da teia circular combina com a de A.S., identificadas como Argiope savignyi com presença confirmada aqui em São Paulo neste documento (quinta página, numerada como 721), certamente ela também está no Rio de Janeiro. Ambas são dois estágios da mesma aranha, e nenhuma ainda é adulta, mas a da teia em X já deve estar amadurecendo. Quem sabe você consiga também fotografar uma adulta.
     De acordo com as propriedades da foto, a da teia redonda foi fotografada em Agosto e a da teia em X em Setembro, gostaria de saber se você confirma esta informação.

Luiz: Olá Cesar desculpe pela demora, as fotos foram tiradas no final de Agosto para Setembro (teia redonda 28/08/12 a teia em "X" foi em 04/09/12).

Cesar: Obrigado, Luiz. É muito interessante o registro da época de aparição dos bichinhos.

Um comentário:

  1. Olá Cesar desculpe pela demora, as fotos foram tiradas no final de Agosto para Setembro (teia redonda 28/08/12 a teia em "X" foi em 04/09/12).

    ResponderExcluir