terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Escaravelho Gymnetis em São Paulo

Esse besouro foi encontrado no mês de junho na cidade de Altinópolis, nordeste do Estado de São Paulo, no quintal de uma residência. Não sei se é valido dizer, mas a cidade é cercada por cafezais e plantações de cana e eucalipto (sendo frequente a visualização de diversos insetos-praga na cidade não sei se é o caso desse besouro. Ao toque, a textura dos eritros era semelhante à camurça. Foi o único exemplar que vi desse animal. Espero que possa identificá-lo! Obrigada!
Tamara de Altinópolis, São Paulo.

     Olá, Tamara!
     Pelo nome da foto, vejo que você identificou corretamante a família deste escaravelho Gymnetis (Cetoniinae, Scarabaeidae). Os besouros da subfamília Cetoniinae se alimentam de pólen quando adultos, larvas podem se alimentar de raízes, mas não creio que este possa se tornar uma praga.
     A espécie é provavelmente Gymnetis flaveola, com presença confirmada no Brasil AQUI. Embora esta imagem não combine muito pelo fato do bichinho estar muito escuro, ele se parece muito com este registrado em Les Coleopteres e a mesma foto se repete em The Bug Maniac, vendido a €3,16. Mas como flaveola significa "amarelo", não descarto a possibilidade deste outro nas fotos também terem escurecido, o que é normal em bichinhos conservados e este então ser ainda outro Gymnetis.

     Tamara: Muito obrigada César! Fiquei fã do Blog! Acompanharei sempre!

     Cesar: Obrigado, Tami! Infelizmente existe muito pouca informação sobre nossas espécies, e esta é um tanto desprivilegiada, por falta de referências.
     Só ontem foram 4 pedidos de identificação, isto foi um recorde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário