quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ninfa de Esperança em Santa Catarina

Olá!!
Olha que coisa mais amada esse coloridinho aqui... Apareceu agora no verão, gosta de caminhar durante o dia por entre as plantas, principalmente verdes-vivo e devido as longas pernas traseiras e pulos extraordinários pro seu tamanho, penso que seja da família dos gafanhotos, não?
HELP! :D
Magda de Imbituba, Santa Catarina
Olá mais uma vez, Magda!

Mag, eu vou te dar um meio certo. Você acertou ao identificá-lo como parente dos gafanhotos, mas errou no grau do parentesco. Esta é uma ninfa de esperança, aparentado dos gafanhotos na ordem Orthoptera. Gafanhotos pertencem à subordem Caelifera, já as esperanças, junto com os grilos e paquinhas, pertencem à subordem Ensifera. Devido esta criaturinha ser ainda um bebê (isto se nota facilmente pela ausência de asas), a identificação de espécie se torna muito difícil mas, baseado NESTA e NESTA imagem do BugGuide, este indivíduo é provavelmente uma esperança-folha do gênero Microcentrum (Tettigoniidae, Phaneropterinae).

Magda: Oi César! Bom dia!!
Que legal, tenho várias esperancinhas no meu quintal!! Hehehe
To adorando essa idéia de identificar esses danadinhos!! Qdo nao conseguir identificar pelo site, vou postando as fotos p vc!!
BOAS FESTAS, muita luz, paz e $ucr$$o em 2013!!
T+ ;)
Sds. / B.Rgds,
Magda Reck

Cesar: Sem muita "esperança" de $ucr$$o por aqui, mas enfim, amando as pequenas coisas que fazem parte de nossa vida, daí vem a nossa verdadeira alegria. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário