sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aranha Gigante no Rio de Janeiro

Oi, tudo bem?
Estas fotos foram tiradas no meu quintal em Cordeiro-R.J. no dia 19.11.2012.

Um abraço, Lúcia Lopes

Oi, Lúcia.

Tenho percebido que aranhas não são o meu forte. Talvez eu demore um pouco pra postar essa tá? Tô achando meio confusa, por que o tipo de teia que ela construiu diz uma coisa, e a forma dela diz outra!

Eu achei esta foto no Flickr que não é da mesma espécie, mas é muito próxima, possivelmente mesmo gênero. Bom que deu pra ver mais ou menos como são os olhos delas. Ela aparentemente, fez uma teia em forma de funil, e a única família que constrói teias assim é a Agelenidae, até onde sei. Isso é uma teia afunilada.

Lúcia: Olá, bom dia! Posso solicitar ao Butantan a identificação da aranha. A teia dela é afunilada sim.
Lúcia: Se não ficar zangado comigo eu envio a classificação da aranha que consegui no Butantan...

Cesar: Na minha opinião, de Agelenidae ela não tem NADA, por que que ela está me confundindo com esta teia eu não sei, deve ter a ver com botar ovos.

Pra mim, ela pode ser tudo, Araneidae, Uloboridae, mas na minha opinião é Nephilidae, com maior tendência a acreditar que do gênero Nephila ou Nephilengis e que este indivíduo é uma fêmea, será que cheguei perto? Eu ia começar a pesquisar a partir desta lista.

Lúcia: Cesar, olha a resposta no email abaixo. Ele respondeu meu email e eu devolvi perguntando se poderia passar a resposta para um amigo que tem um Blog sobre insetos, mas ele ainda não retornou. Acho que ele é especialista em aranhas, veja o email dele.
Você vai ficar feliz com a resposta!

Antonio: Oi, esta e uma Nephilengys cruentata, uma Nephilidae, comum nas areas urbanas. provavelmente este bicho foi introduzido ha muito tempo da Africa e hoje so habita cidades no Brasil.
Nao e perigosa, mas onde se instala a sujeira e grande. Abraços.

Cesar: Yeah! Eu já tinha pesquisado nesta espécie! Foi justamente ela que me fez pensar no gênero Nephilengys! Só que eu pensei ser aparentada, mas descartei a possibilidade de ser a mesma, por que a cor não combina com as imagens da internet, que têm o corpo preto e os fêmures vermelhos. Ou seja, de qualquer forma, no fim das contas eu nunca iria dar certeza da espécie, iria postar isso, que me parece Nephylidae. Veja como ela costuma tecer outro tipo de teia AQUI. Este artigo da UnilesteMG fala sobre a invasão desta espécie no sudeste do Brasil.

Agradeço a Antonio Brescovit do Instituto Butantan pela identificação da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário