terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Aranhas do Mato Grosso do Sul

Olá! Gosto demais do seu trabalho e agora, infelizmente, me veio uma aranha, talvez Latrodectus geometricus, que não fui capaz de identificar a tempo, pois foi morta. Ela estava dentro da máquina de lavar roupas em uma teia bem desorganizada... Como recentemente tive contato com uma filhote fêmea de viúva-marrom (a qual capturei e estou mantendo viva até ter tempo de soltá-la longe), essa foi a primeira espécie que me veio a mente, enviei foto para confirmação.

Mas tem um problema! A aranha da máquina de lavar roupas aqui tem pernas muito longas, e mesmo se fosse macho da Latrodectus geometricus, tá meio estranho, consegue dizer se realmente é um "finado-marrom", e se não, qual espécime poderia ser?

P.s.: haviam pequenas aranhas de poucos milímetros na lava-roupas, algumas aqui e ali. Moro no Mato Grosso do Sul, perto de Campo Grande, onde estou morando exatamente ainda tem bem poucas construções, sou um dos primeiros aqui, mas estão construindo em volta algumas residências, pouco a pouco, mas insetos não faltam.
Paulo Guilherme Schnaufer.
A pernuda é uma "treme-treme" da família Pholcidae, pelas manchinhas brancas nas pernas, talvez uma Crossopriza lyoni (Holocneminae), mas tem que ver a forma do abdome em vista lateral. A viúva deve mesmo ser viúva, mas sem ver os padrões abdominais, eu não duvidaria de outra espécie.

Muito obrigado, Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário