segunda-feira, 23 de maio de 2022

Sanguessuga Terrestre em São Paulo

Olá! Moro em São Paulo, SP e encontrei esse bichinho perto do ralo do meu banheiro. Ele parecia gostar muito de água e dá até para ver que ele está envolto em líquido. É uma larva, uma lombriga, uma minhoca? Se é uma minhoca, como ela foi parar no banheiro? Se é uma larva, de que inseto é? Preciso saber se é um parasita, estou com muito medo de ser lombriga. 😔

Edit: o verme se mexia igualzinho a esses que estão nesse vídeo.

Mas por que o verme da minha foto é mais gordinho e mais avermelhado?
Elias Santos.
Eu não vou conseguir arriscar a espécie desta, mas eu te garanto que se trata de uma inofensiva minhoca, não há nada para se preocupar, a menos com um possível problema nos encanamentos que permite que minhocas acessem o seu banheiro.
Minhocas apresentam aparência e tamanhos variados, pois são muitas espécies divididas em diferentes ordens e famílias, veja estas espécies interessantes: 1, 2, 3. e exemplos de espécies avermelhadas do Brasil, como 
Eisenia fetida e Lumbricus rubellus (Anellida: Haplotaxida: Lumbricidae).

Atualização: Estou agora convencido de que temos, na verdade, uma sanguessuga terrestre (ver discussão nos comentários). A nossa literatura sobre essas criaturas é escassa, mas é interessante destacar o que diz Badham (1923):
DURANTE a Expedição Percy Sladen ao Brasil em 1913 o Professor J. P. Hill coletou seis espécimes de sanguessugas terrestres, e enquanto eu estava de licença da Força Imperial Australiana na França, atuando como Demonstrador em seu departamento, ele me pediu para descrevê-los. Fiquei feliz com essa oportunidade, pois essas sanguessugas, de aparência semelhante a uma minhoca, eram fáceis de determinar como parentes próximos de Lumbricobdella, aquela sanguessuga interessante do Brasil, que copiou tão de perto a forma e o hábito de uma minhoca.

Tão difícil é encontrar sobre elas que o CTFB lista na família Salifidae (Anellida: Euhirudinea: Arhynchobdellida) apenas a espécie Barbronia weberi.

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Olá, César e Elias! Concordo com a identificação. Em relação aos gêneros mencionados, realmente é uma confusão... a maioria dos autores tende a considerar todas as espécies terrestres brasileiras como sendo da família Cylicobdellidae, gênero Cylicobdella, inclusive pelo CTFB e chaves mais recentes como Thorp & Covich. Muitos não consideram válida Lumbricobdella, alguns incluem em Salifidae, outros em Cylicobdellidae. Se quiser deixar a identificação como Cylicobdella, acho que está bem ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário