quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Sanguessuga Terrestre em São Paulo

Olá Cesar, tudo bem? Trago algo que pode ser uma novidade para o site, uma sanguessuga! Encontrei ela ontem à noite após a chuva em uma área mais afastada do quintal, perto do muro que faz divisa com a mata. Era grande, por volta de 12 cm quando totalmente extendida. Acredito que seja uma sanguessuga predadora, não demonstrou nenhum interesse na minha mão. Logo quando vi imaginei que fosse uma minhoca mas com ela na minha mão deu pra sentir as ventosas. É a segunda vez que encontro uma.
Rodrigo de Cotia, São Paulo.
Este é um grupo bem desconhecido por mim. Concordo que seja sanguessuga (Annelida: Clitellata: Hirudinea), nossa primeira, e só sei dizer que se parece muito com Americobdella valdiviana (Arhynchobdellida: Americobdellidae), predadora de minhocas que, a princípio, não ocorre no Brasil.

Com a cabeça e o gáster escuros, a formiga que aparece parece ser exatamente o modelo de um percevejo postado recentemente.

Walther Ishikawa - Planeta InvertebradosÉ um grupo dificílimo de identificar por fotos. Mas das espécies brasileiras desse grupo, as mais comuns são do gênero Cylicobdella (Cylicobdellidae). Talvez seja o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário