sábado, 2 de abril de 2022

Lagartas do Tomateiro em São Paulo

Olá novamente, César, tudo bem?
Encontrei esses dias essa safadinha no meu pé de tomate cereja recém adquirido. Moro em São Paulo.
É possível identificá-la? Já deve ter vindo com o tomateiro, né? Será que há chances de ter mais? Infelizmente, só tenho essa foto, e gravei um vídeo porque achei impressionante a velocidade com que ela comia. Posso tentar postá-lo, se achar que pode ajudar na identificação.
Obrigada!
Lucíola Ribeiro.
Sei que é uma Noctuidae, meu melhor palpite é a falsa-medideira-da-soja Chrysodeixis includens (Noctuidae: Plusiinae: Argyrogrammatini) que, apesar do nome comum, também é conhecida no tomateiro. Mas pode ser outra, muitos noctuídeos produzem larvas semelhantes, o ideal é ver o adulto pra ter certeza. Sim, provavelmente veio com ela e pela coloração pode ser difícil localizá-las, não dá pra duvidar que haja mais.

Lucíola: Obrigada, César! No artigo que você linkou há fotos de tomates furados pelas lagartas. Tirei um do pé que estava furado (foto), mas não o liguei à lagarta, considerando que é pequeno, tomate cereja, e achei a lagarta grandinha. Como o tomateiro está com fungos (e por eu estar aprendendo tanto sobre insetos quanto sobre plantas agora), supus que o furo pudesse ser da doença. Isso fez sentido no momento na minha cabeça por algum motivo, mas agora me liguei que deve ter sido a comilona, né? Hahaha
Obrigada novamente!
Cesar: Provavelmente foi causado por uma lagarta, mas a falsa-medideira eu creio que coma apenas as folhas. A perfeição do orifício me parece como o causado por Helicoverpa armigera (Noctuidae: Heliothinae), mas como é uma variedade pequena de tomate, talvez o furo ficasse proporcionalmente maior, há ainda outras brocas menores como Tuta absoluta (Gelechiidae: Gelechiinae: Gnorimoschemini) ou Neoleucinodes elegantalis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário