quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Abelhas Sem Ferrão na Bahia

Olá, Boa noite! Eu fotografei e gravei estás abelhinhas em um Umbuzeiro (Spondias tuberosa) no bioma da caatinga em Ribeira do Pombal/BA
(...)
Sim, no inaturalist algumas pessoas disseram que eram abelhas do gênero plebeia, não entendo muito de hymenopteros mas pela coloração não achei parecida, mas eu não posso dizer nada não sei identificar eles direito ainda mais meliponas.
Miguel Macedo Luz Vieira.
Mas este ninho foi construído no umbuzeiro ou no solo, junto ao umbuzeiro? Ainda está difícil, mas eu acho que são jataí-da-terra do gênero Paratrigona (Apidae: Apinae: Apini: Meliponina), as espécies mais comuns são P. lineata e P. subnuda, estou vendo divergência de informações se a segunda ocorre na Bahia, a primeira é certeza que ocorre.

Miguel: Olá novamente, boa noite! A colmeia tinha sua entrada situada em uma cavidade (natural) no tronco do Umbuzeiro tem 1m de comprimento uns 40cm de largura e uns 20 de profundidade, dentro desta em meio a folhas secas teias de aranha e algumas formigas odontomachus é possível ver a entrada da colmeia. Se quiser quando for ao local novamente fotografo a entrada e a região situada com maior clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário