sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Insetos Carniceiros em Cacto Estrela em Minas Gerais

Oi Cesar! Passando para deixar essas fotos aqui! Eu não vi que mosca foi, mas é alguma que coloca seus ovos em carniça! As flores do cacto-estrela (S. hirsuta) atrai as bichinhas com suas flores enormes e peculiares que, dizem, tem odor semelhante ao de carne em decomposição (confesso que não senti! Deve ser bem sutil). As moscas e outros insetos necrófagos polinizam as flores e podem deixar ovos, como vc pode ver.
As coitadas das larvas morrem de fome pq, obviamente, não tem carniça nenhuma ali. Mas a planta, espertinha, consegue produzir suas sementes!
TaMi de Minas Gerais.
O mesmo foi registrado pela Lúcia no Rio de Janeiro e ela também registrou as moscas, que eram Calliphoridae, nos comentários ela também diz o mesmo, que não percebe o mal cheiro da flor.

Quanto à vespa no vídeo, pode parecer distinta, mas há espécies de Agelaia e Mischocyttarus (Vespidae: Polistinae: Epiponini) como discutido nesta postagem. Porém, considerando que ela é atraída pela flor pelo mesmo motivo que a mosca, deve ser Agelaia, conhecidas por marimbondo-carniceiro.

TaMi: Cesar, a vespinha foi id como A. pallipes pelo Pedro Gabriel, no Inat.
(...)
Achei a mosca colocando mais ovos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário