domingo, 31 de maio de 2015

Marimbondos Carniceiros

Boa noite Sr. Cesar Crash. Sou técnico agrícola e biólogo (ornitologia). possuo um pesqueiro ás margens do Rio Cuiabá, Município de Poconé, região do SESC PANTANAL Recentemente fazendo uma limpeza no entorno da casa (na baixa das águas), fomos violentamente atacados por este marimbondo, não consegui identificá-lo (acredito ser o carniceiro). O meu pedido de identificação se prende ao fato de estudar ornitologia pantaneira, gosto muito também de entomologia (aves e insetos se interagem). Se puder identificar agradeço. Este marimbondo tinha o ninho no capim rente ao solo, entre tijolos. 
Grato,
João Pinheiro de Cuiabá, Mato Grosso.
João, eles me pareceram Agelaia (Vespidae: Polistinae) e eu encontrei fontes chamando os de marimbondos-carniceiro 1, 2. Vou ver se o Bruno concorda mesmo com esta identificação.

Bruno C. Barbosa: Oi gente,

Isso mesmo são vespas sociais do gênero Agelaia, especie por essas fotos e pelas região fica difícil de ajudar.

Nome popular dela "Marimbondos-carniceiro" e devido a alta procura por proteína animal, então e o gênero que mais forrageia carcaças de animais mortos.

Ela fazem ninhos em cavidades, não possuem aquele envelope comumente visto em outras vespas protegendo os favos, com isso preferem ovos de arvores, casas, buracos na terra...e o grupo de vespas mais populosa e são bem agressivas

tomara que tenha ajudado abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário