sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Besouro-Tartaruga Charidotella em São Paulo

Boa noite, caro César!

Eis o meu registro fabuloso do dia. Será que é um "Besouro-tartaruga dourado"? Muito lindo ele. Achei incrível sua mudança de coloração ao ser tocado. Quando o encontrei debaixo do protetor de porta, estava douradinho. Ao coletá-lo do chão, foi mudando até chegar num tom avermelhado (tipo de uma Joaninha). Ao colocá-lo na parede, voltou ao seu tom de ouro novamente. Imagine se não me encantei. Conhecer novos seres, fazer novas descobertas, é sempre especial.
Dona GAM de São Roque, São Paulo.
Deve ser Charidotella sexpunctata (Chrysomelidae: Cassidinae: Cassidini). Resumindo Crew (2012):

Há mais de 30 anos, os besouros-tartarugas-dourados se tornaram a primeira espécie de inseto conhecida com a capacidade de mudar rapidamente de cor durante a cópula. (...)

O modo como essa ilusão poderia ser produzida foi descoberto em 2007 por pesquisadores da Universidade de Numar, na Bélgica (...) Usando microscópios eletrônicos de varredura e transmissão, eles viram que o casco transparente desses besouros contém uma estrutura de três níveis, cada nível composto de várias camadas compactadas cobertas por agrupamentos de sulcos nanométricos. Os níveis vão desde o mais espesso na parte inferior até o mais fino na parte superior, e abaixo deles fica uma camada de pigmento vermelho líquido. Quando os nanossulcos são preenchidos com o líquido vermelho, eles dão às camadas uma superfície lisa, que reflete perfeitamente a luz para dar ao besouro tartaruga da Panamá sua aparência dourada metálica. Quando o fluido vermelho é drenado das ranhuras, em resposta a um estímulo como agitação ou cópula, ele "destrói as propriedades ópticas" da casca, deixando uma "visão desobstruída do substrato vermelho pigmentado mais profundo (...)

Não se sabe muito sobre por que esses besouros mudam de cor dessa maneira, mas Barrows sugeriu que isso tem a ver com defesa e/ou sinalização sexual. Ele sugeriu que os besouros que mudaram de opacos e manchados para dourados poderiam estar sinalizando para o sexo oposto que estão prontos para acasalar (...). Ele também sugeriu que a propriedade metálica do dourado poderia torná-los mais difíceis de serem vistos pelos pássaros, devido ao brilho. Barrows também sugeriu que, para os besouros que mudaram de dourado para laranja e manchado, eles poderiam estar imitando joaninhas, dando-lhes uma forma de defesa (...) Barrows os encontrou vivendo lado a lado com a joaninha-imaculada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário