sábado, 9 de maio de 2020

Ácaros Brancos em Composteira no Paraná

Oi Cesar, tudo bem? Sou de Curitiba e tenho uma infestação do que eu acredito que sejam colêmbolos na minha composteira. Tem milhares. Eles morrem rápido também. Tive uma infestação de drosofilas e depois que apliquei óleo de nim e usei maravalha para tentar melhorar o ambiente de compostagem, eles apareceram. Estão aparecendo também mortos do lado de fora em volta da composteira. Pelo que li aqui uma composteira é tipo um resort all inclusive para colêmbolos rsrs... É isso mesmo? Preciso me preocupar? Moro em apartamento e a composteira fica na sacada...
Ellery Garbelini.
Não, Ellery, certamente esses bichinhos são ácaros. Nós temos alguns casos de ácaros em composteiras, mas em nenhum dos casos eram ácaros branquinhos assim: 1, 2, 3, 4, 5. São considerados indicadores de elevada umidade e acidez. Sobre esses branquinhos, encontrei algumas referências: 1, 2, 3, esta última diz que são muito benéficos à composteira. Já Tim Campbell no YouTube prefere eliminá-los, e diz ter descoberto que borra de chá os elimina sem prejudicar as minhocas.

Mas quais ácaros são exatamente eu não sei, encontrei a ocorrência de Acarus siro (Acari: Acariformes: Astigmata: Acaridia:» Acaridae) em composteira, estes chegam perto de serem invisíveis a olho nu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário