sexta-feira, 8 de maio de 2020

Ciclo de Mariposa Saurita e Parasitoide Cotesia em Minas Gerais

Oi Cesar!
Encontrei duas dessa lagarta, estavam comendo tiririca. Empuparam ao mesmo tempo. A primeira, porém, estava parasitada. As vespas foram identificadas como Cotesia sp. (Braconidae: Microgastrinae) Pelo José Fernandez - Triana, lá no INaturalist. A segunda, mariposa-vespa, emergiu no dia seguinte à noite. Tem como identificar a especie?

Ah,uma coisa interessante, como a pupa fica dentro de um casulo (a textura é macia como pelúcia!), e agarrada em uma superfície. Eu só percebi q estava parasitada quando as vespas emergiram. Daí, descolei o casulo da folha onde estavam e pude ver: na primeira, os casulos das vespas e, na segunda, o casulo da mariposa.
TaMi de Itaguara, Minas Gerais.
São mais de vinte Saurita (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina) no Brasil, creio que algumas possam ser confundidas, mas a espécie mais comum é S. cassandra. No caso, vemos a exúvia da crisálida através do casulo.

Atualização Ago./2.020 - TaMi: Oi Cesar!

Passando para deixar uma forma mais jovem da Saurita cassandra e a aparência dela logo após a muda para o padrão de cores tradicional para complementar esta postagem.

Encontrei essa lagarta e ela estava meio "pelada" de um dos lados do corpo. Depois da muda, ela recuperou as cerdas na área perdida. Ela é bem mais clara, como vc pode ver, e também não tem aquelas linhas brancas no dorso como as lagartas dos últimos ínstares.

Ela tem uma linha preta característica na cápsula cefálica que só aparece depois q ela "seca".

Na última foto, o comportamento defensivo, ela vira uma "rosquinha" (ela é a menor e mais escura, a outra eu encontrei já no penúltimo ínstar)
Uma outra coisa q observei, mas não consegui tirar fotos é que elas também soltam hemolinfa, mas não sei se é como comportamento defensivo ou se foi por causa de algum machucado. A hemolinfa delas mancha a pele de amarelo e não causou nenhum tipo de reação (em mim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário