sábado, 9 de maio de 2020

Besouro Eulissus em São Paulo: Coleobroca?!

Olá amigos!
Achei este perfurando o tronco de um ingá... seria o mesmo inseto ou uma vespa?
Obrigado
Aguas da Prata/sp
(...)
Cesar,
Não consegui achar nada sobre ele na internet, mas me pareceu brocando o tronco... tinha muita resina acumulada no local, ele estava debaixo da terra... vou olhar com mais atenção no local...já encontrei algumas vezes também dentro da mandioca, toda brocada!
Agradeço a ajuda.
Parabéns pela iniciativa! (Site)
(...)
Obrigado pelas referências!
Então,como leigo achava que tudo que tá no buraco tá brocando...rs. Segue foto da mandioca por curiosidade...
Voltei ao ingá hoje e encontrei estas larvas(segunda foto) no buraco onde vazava uma espécie de resina, e também o cara da primeira foto...
Obrigado mais uma vez!
Aguará Guazu.
Aguará, me parece ser exatamente a mesma espécie, mas quanto a perfurar o tronco, isso é muito estranho. Não consegui referência falando sobre onde suas larvas são encontradas, mas os adultos de Eulissus chalybaeus (Staphylinidae: Staphylininae: Xantholinini) são predadores e parecem gostar de habitar em esterco, se alimentando dos insetos que nele habitam. Se ele perfurava o tronco, eu acredito que ele deveria estar atrás de larvas que o broquevam. Mas é realmente estranho encontrá-lo assim, ao quebrar a mandioca ele foi encontrado dentro, ou foi encontrado na mandioca que já estava quebrada?

O besouro na resina é um tenebrionídeo, não vou arriscar separar os gêneros, pode ser Lobopoda ou Allecula sp. (Tenebrionidae: Alleculinae: Alleculini), esta postagem fala sobre a diferenciação dos gêneros. As larvas parecem Diptera, suponho que sejam Sciaridae ou Mycetophilidae, que são associados a fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário