segunda-feira, 2 de março de 2020

Provável Lagarta Loxomorpha em São Paulo

Oi, Cesar!
Tenho alguns vasos com flor de maio e em um deles apareceram alguns trevos comuns (não os de quatro folhas).
Ontem, percebi uma 'penugem' que começava em um trevo e terminava em duas folhas de flor de maio. Olhando mais de perto, vi que era uma lagarta pequena (menos de 4 cm), com o corpo verde e a cabeça transparente. Nas fotos em close a cabeça dela está para baixo e na foto do vaso ela está na parte inferior do lado direito.
Talvez a 'penugem' seja ela se preparando para empupar, mas eu nunca vi nem ouvi falar de lagarta em flor de maio nem em trevo. Você conhece essa? Sabe se vira mariposa ou borboleta e qual?
Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Certeza eu não posso dar, mas tenho boas pistas. A base de dados retornou para o Brasil Pyralidae Chrysobotys cambogialis (Pyralidae), que na verdade atende por Loxomorpha cambogialis (Crambidae: Pyraustinae). Através dessa, vi que nós temos ainda outra espécie do gênero, L. flavidissimalis, dela eu encontrei imagens de seu abrigo de seda em outro cacto.

Somemos a isto o fato de que para a região holártica ele retornou um tortricídeo, essas lagartas têm esse mesmo hábito, não duvido que ela tenha sido introduzida aqui, ou que tenhamos outro tortricídeo que possa utilizar esta planta como hospedeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário