quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Bicho-Pau Ceroys em Minas Gerais

Bom dia meu caro. Primeiramente, meus parabéns por este site. Uma iniciativa fabulosa para aumentar e compartilhar o conhecimento da entomofauna, coisa que eu sinto bastante subestimada aqui no Brasil. Bom, tenho um pedido. Este exemplar da imagem foi encontrado a noite em uma parte bem úmida da floresta. O local é no sul de Minas Gerais, numa cadeia montanhosa conhecida como Pico dos Dias, vegetação Mata Atlântica, secundária com características de Ombrófila Mista. A altitude foi de aproximadamente 1750 metros acima do nível do mar, e a 800 metros acima do nível médio da região. Se quiser visualizar melhor a área, sugiro dar uma olhada no Google Earth pesquisando Observatório Pico dos Dias (Brasópolis, MG). Na época haviam identificado como uma fêmea de Ceroys, mas de espécie indefinida. No mesmo fragmentos registramos outras espécies de Phasmida mas que mesmo após estudar seu site, não pude precisar a identificação.
Rafael Albo.
É um bichinho bem interessante, não sei se é possível determinar a espécie por foto, vejo que Ceroys (Heteronemiidae: Heteronemiinae: Pygirhynchini) tem dez espécies conhecidas no Brasil, distribuídas em dois subgêneros, CeroysMiroceroys.

Muito obrigado, Rafael.

Victor Morais Ghirotto: Opa, que legal!!! É uma fêmea adulta de Miroceroys. Rafael, poste as fotos dos outros bichos-pau tambem!! Se quiser, também pode contactar diretamente o e-mail do Projeto Phasma o qual faço parte. pjphasma@gmail.com

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário