sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Possíveis Picadas de Bicho-Lixeiro em São Paulo

Olá, estamos em busca de um inseto que pica muito dolorido, com ardência e coça bastante depois, fica um ponto vermelho e alguns outros minúsculos pontos ao redor; tem nos mordido ultimamente, enquanto dormimos, mas a gente não consegue encontrar o bendito. Achamos esse das fotos e queríamos saber as informações sobre ele para saber se poderia ser ele o culpado das picadas. Obrigada.

Ah, o mais esquisito é que o inseto me picou no braço direito e, uns dias depois, aconteceu o mesmo com meu esposo, no braço direito dele. E agora aconteceu com meu esposo de novo, mas no ombro. É muito doloroso, parece umas agulhadas fortes e horríveis. É impossível dormir. Depois de uns dias passa e some da pele.

Estamos em São Paulo - Capital, Zona Sul. Tem bastante árvore e outras plantas nos vizinhos. E nós temos um gato que vai nos vizinhos às vezes. Obrigada.
Oanna Selten.
Este é um bicho-lixeiro da família Chrysopidae, apesar de que esta larva parece não carregar o monte de lixo nas costas que lhes confere este nome. Estas criaturas são predadoras benéficas de pequenos animais de corpo mole.

Certa vez, uma larva desta apareceu caminhando no meu braço e não fez nada, temos também este registro da Kel. Procurando por relatos de picada, encontrei em Home Guides: "Uma pequena picada, seguida de uma protuberância vermelha e coceira - semelhante a uma picada de mosquito - é o resultado de uma picada. A coceira vem da saliva cáustica do inseto. O desconforto e a elevação desaparece gradualmente em menos de 24 horas." Em BugGuide, encontrei toda uma discussão sobre o assunto, onde o OP começa com "Eu manuseei muitos bichos-lixeiro e até tentei induzi-las a me picar, mas sem sucesso. Felizmente, acabei de receber provas fotográficas de que eles realmente picam (provavelmente de forma acidental)!" Mais abaixo, diz Susan L. Snyder:
Dois dias atrás, enquanto descansava meu antebraço em uma mesa de piquenique, fui picada. Eu não sei se eu coloquei meu braço na larva, ou se eu estava apenas bloqueando seu caminho quando decidiu dar uma mordida. Eu senti a picada imediatamente; parecia que eu tinha sido picada por uma formiga lava-pés. Depois de rapidamente retirar meu braço da mesa, vi que um  bicho-lixeiro havia feito o "trabalho". Alguns minutos depois que a sensação de ardor foi embora, meu braço começou a coçar. A marca da mordida continua vermelha e com comichão.
E depois segue Gacko: "sente-se como uma leve espetada de alfinete seguida de leve irritação." O OP Joseph P. Brenner ainda compartilhou este vídeo (não sei se eram as provas "fotográficas"), onde consta na descrição "Provoca uma queimadura muito desagradável":
Temos aí evidência suficiente de que são capazes de picar, os sintomas foram descritos de forma semelhante, em diferentes intensidades, porém sendo o mais intenso deles mais leve do que o seu relato. Eu diria que até aí é evidência de que sim, pode ter sido ele, mas o mais estranho pra mim, é o fato de ser recorrente, estes insetos vivem em plantas, entrar ocasionalmente em casa tudo bem, mas passar dias picando na cama é bem estranho; não só é difícil pra ele viver neste ambiente, como ele teria sido esmagado facilmente. A menos que tenha nascido vários em casa. Embora eu não possa descartar que tenha sido ele, estou acreditando que você ainda não encontrou o culpado.
Pode parecer mentira, mas parei a postagem no meio para tirar estas fotos para compor a postagem, faz tempo que vejo estes ovos e havia notado um adulto hoje:

Nenhum comentário:

Postar um comentário