segunda-feira, 20 de maio de 2019

Borboleta Enosis no Rio de Janeiro

Ola César, tudo bem?

Fotografei na semana passada essa borboleta na REGUA (RJ) Reseva Ecológica de Guapiaçu.

Que borboleta é essa ?
Daniel.
Daniel, ela é uma Hesperiidae, mas apesar de me parecer muito familiar, eu não a encontrei ainda. Não creio que ficará sem identificação por muito tempo.

Daniel: Boa tarde, Cesar

Poderia ser Enosis Schausi???? ou Methionopsis ina ??

Cesar: Que difícil, Daniel. Se for o caso, desconsidero o que eu disse sobre ser familiar, creio que minha lembrança eram dessas, são espécies sem imagens de exemplares vivos na internet. E eu tinha corrido toda a página de Moncini (Moncini). Acho que as duas são boas candidatas, mas não consigo escolher entre estas duas:

A Enosis, a minha objeção seria as pintinhas brancas no verso das asas do segundo par, não vejo na sua foto. E o pró seriam as escamas amareladas ao redor dos olhos, não vejo na parte dorsal de nenhuma Methionopsis. Esta última, pelo menos nos exemplares conservados, parece ter uma coloração mais próxima, no contraste entre claro e escuro, lá eu vejo um salpicado que não vejo aqui, mas tem o pró de não ter as pintinhas brancas. E para as duas, não me parecem ter as pernas amarelas lá.

Talvez só alguém que entenda muito de hesperiídeos pra resolver.

Atualização Jul./2.019 - Daniel: Cesar, o biólogo Gustavo de Mattos e o professor André Victor Lucci Freitas a identificaram como sendo da espécie Enosis schausi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário