terça-feira, 5 de março de 2019

Besouro Thecacerus em São Paulo

Olá, Cesar.
Encontrei este besouro no Bosque dos Jequitibás em Campinas-SP.
Gostaria de saber se ele tem algum nome popular.
Abraços de sabiá,
Ricardo Perez Pombal.
Você teria uma vista dorsal dele, Ricardo? Comparando com o exemplar da Esalq, eu poderia até dizer que parece uma primeira imagem de exemplar vivo de Dicyrtus binodosus (Tenebrionidae: Stenochiinae: Stenochiini), só que parece que nós já tínhamos esta primeira imagem, e era um bicho diferente. Existe uma outra espécie no gênero, Dicyrtus gibbosus, sem imagens disponíveis e mais alguns gêneros de Stenochiini na mesma condição.

Eu acho que este combina melhor com o do museu do que aquele da outra postagem. Mas ainda assim, eu acho que a identificação do outro besouro aqui no Insetologia pode estar certa, pois parece combinar com a fig. 21 de Heyne & Taschenberg (1908). E este, por sua vez, parece combinar com a ilustração do dr. Celso Godinho de Thecacerus nodosus (Cnodalonini), também primeira imagem de exemplar vivo na internet.

Quanto ao nome comum, já vi pessoas usarem o termo tenébrio ou tenebra para todos os tenebrionídeos, mas eu não acho adequado. Muitos insetos comuns não têm nome comum no Brasil, o que dizer de um besouro que quase ninguém viu.

Dulce Motta Godinho: Olá Cesar,
O exemplar da sua foto parece mais ser um Thecacerus sycophanta - Tenebrionidae
Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário