terça-feira, 28 de novembro de 2017

Mantispídeo Paramantispa em Minas Gerais

Olá César, a quanto tempo! Agora vou voltar a pedir identificações aos poucos. Vamos lá. E esse aqui quem é? Veja o vídeo:
Geraldo M. Pereira de Curvelo, Minas Gerais.

Ôpa, bem vindo de volta, Geraldo! Este é um mantispídeo (Neuroptera: Mantispidae), frequentemente confundidos com pequenos louva-a-deus, não imaginava que este bicho pudesse botar tantos ovos.

A subfamília é Mantispinae, de todos os gêneros, não encontrei imagens de Buyda spp. e o que mais me pareceu é uma Paramantispa sp., não tenho muita confiança neste gênero, por que outras espécies têm asas com muito mais padrões.

Atualização Jan./2.019 - Ísis Meri Medri: Uau, que registro incrível Geraldo! Parabéns! César, gostaria de dar um palpite para Paramantispa wagneri, devido ao pronoto ser amarelo no meio e escuro nas laterais e pela transparência das asas, sem manchas escuras no ápice como no Paramantispa prolixa. Cheguei nesse palpite após ler as páginas 655, 663 e 665 do artigo sobre os Mantispídeos do Brasil, disponível nesse link: Penny & Costa, (1983). O que você acha?

Cesar: Perfeito, Ísis. Ainda me parece difícil correr a chave para chegar no gênero, mas já tínhamos este palpite, a chave do gênero leva claramente a esta identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário